CARTA PRÁ CUMÁDRI MILLA

PREMÊRA CÁRTA

Bons días, cumádri Milla!

Pênsu qui mecê tá ucupáda dimáis cus ôstrus i dêxa us amígu di veidádi nu isquecimêntu!

Mai si mecê num si alembra mái du cumpádri Catulo vêje si num fazu párti dum tár di Sextêtu!

Óia, paréci qui ainda fázu párti du Sextêtu, sim!

Intão eu cuntinúo iscrevêndu.

Finquei uns día sem iscrevê pruquê fui culhê minduim dipréssa, módi as chúva num istragá!

Mai tô di vórta! Mai tô vívu! Mai tô tocându a mia sanfôna véia! Mai tô pitânu meu caxímbu!

I tô filiz!

Vêji si aparéci, cumádri, lá nu meu cantim qui iscriví um nôvu cordé!

ARRESPÓSTA DA CUMÁDRI MILLA

'Dia, cumpádi!

Cumpádi, mecê num tá cum caduquissi não? Pois mecê tá sisquecênu dimais das coisa, sô. Eu bati na sua porta e na de cumpádi Airam, pur duas sumana siguidinha (Do Pedrim eu inté disisti), mai ocê num mi arrespondeu di jeitu ninhum, intonci, cuânu ocê vortô pra mi fazê uma visitinha, num demorô nem pra tumá um cafezim cumigo,aí eu num tive mai tempo, nu dia di onti pra arritribui sua visitinha. Mai ôji, eu ia mêmu, num duvidi... Nunca misquesso dus amigu leár, e cuânu eu gostu duma pessoa, eu gostu mêmo, di fatu. Ocêis trêis, us ômi do sestetu, paréci qui se juntáru e num qué mai a presença das muié...

Inté discinfiei dissu, uai! (rsrsrs) Na casião do meu niversáru, pensei inté im fazê um incontro nossu, e a Rosi deu u parpite di fazê nosso carnavá, mai só mecê e ela qui mandáru us cordé i eu num pude pruveitá, módi qui a Ulli já tava trabaiânu muito, c'as festa e ocêis tomêm tava participânu; intonce achei mió disisti, num sabe? Mai, óia, cumpádi, eu num disprezo us amigo não... Inté dechei umas trovinha lá na casa de Airam, falanu do disprezo docêis, mai, inté traisontonte

eli num tinha pubricado. Tô cum parpite de pubricá nesse sábudo e, si o cumpádi quisé arrespondê, é só passá lá pra lê i fazê a resposta, qui eu pubrico tomêm, viu? Ti gostu muito, cumpádi Catulo. Tenhu o maió carim pur meus amigo, di verdádi verdadêra! Vô lá na sua casa tumá um cafezim quenti, daqui a poco.

Bração procê.

ARRESPÓSTA DA ARRESPÓSTA

Óia, cumádri, mecê mi alegrô u día, visse? Táva fazenu uma pulênta prá cumê cum frângu i anté queimei éla. Mai vai dá prá porveitá! Vai sim! Óia, vô dá u'a chegadinha nu cantim dus cumpanhêru prá vê as coisa i nu teu cantim tombém! Di tão contênti qui fiquei, meu gálu apercebeu i danô a cantá tombém!

Fiqui cum Deuso! Bração!