CARINHOSAS CARTAS ENTRE AMIGOS





DE AIRAM RIBEIRO PARA MILLA PEREIRA:

 

 

 

CUMADE MILA:

 

 

Óia cumade Mila, estô iscreveno essas mau traçada linha para li falá arguma coisa insanbistanciavi  a respeito das nossa  transversá sumidação e ao mermo tempo sabê das suas nutiça aí da capitá.

 

Nun sisquecemo da sióra não é qui as coisa pur aqui ta muitio braba no seuviço, o traviá ta mermo nas transbordação boa, as lembrança ta viva e a sôdade consequentemente, essa nóis nem se fala. Mais aqui istô eu pra dizê dos ocorrido das nossa sumidação feudá.

 

A sióra é u’a pessoa muito quirida pur nóis, tresontonte mermo eu tava falano cum o cumpade Catulo qui nóis num podemo nunca sisquecê das pessoa boa, apezá de que o Pedrin siscafedeu e nun sei do prumóde ele nunca mais apareceu, min axo eu qui é ciume, logo despois qui eu cumecei a xamá a Mirah de amôdemailaifi o Pedrin cumeçô os seus sumiço, nun sei se é as xuva lá pras banda dele qui cabô as estrada e o jeguin nun deu conta de levá ele inté a Lan rausi.

 

Falano um pôco de mim, eu tô aqui atarefado de seuviço, onti eu muntei na égua da minha muié e campiei  inté ditardizinha, fui lá na roça oiá os mamão de Terezinha e oiá os tumate de Zezin e vi qui a minha mandioca já tava boa pra cumê e fazê farinha, é eu só qui tô labutano ca vida, pego no cabo da sem graça qui as minha mão ta toda calejada, inté comprei  u’a inxada nova, eu vô incabaibá a nova e desprezá a véia pois tô notano qui a véia ta um pôco inferrujada, gastada e desamolada.

 

Quarqué dia qui a sióra querê paricê aqui pra tumá um cafezin e cuiêcê a minha patroa a sióra pode vim, coxão de capim é o qui tem aqui pras vizita, eu mermo gosto é de drumí no couro de boi qui é bom pras culuna.

Cuma ta as coisa aí ni Sun Pálo? Vi dizê qui ta xuveno pur aí é verdade cumade? Minina de Deus, tresnontonte eu sonhei cum Sonia Ortega lá no Japão qui fiquei priucupado, tonse eu quiria sabê ô da sióra ô da cumade Hul se tem nutiça dela e cumo elatá, eu fui na casa de seu Agapito e oiei na tulevizão dele as terra pru lá toda tremeno inda pur riba ta trazeno as onda qui incubriu todas as casa, foi aí qui logo pensei na Sonia.

 

Cumade Mila, a sióra diz na sua carta dos prumóde de que nóis se ajuntáro, min tenho o devê di dizê pra sióra qui nun ôvi niuma ajuntação não, nóis vivemo longe um do ôtro, eu aqui na Baia coitado, um matuto surrado pelas labutança da vida, viveno longe de tudo e de todos, o Catulo ta lá ni Sun Pálo e o Pedrin no Isprito Santo mais esse úrtimo já faiz um bom tempo qui sumiu,derna a truvuada qui deu no mêis de oitubo do ano passado qui eu nun vejo ele, é mais tomém  quem sumiu foi a minêra de Juiz de Fóra e a Pérola do Tapemirim, dessas a sióra nun fala! A cumade Hull, essa ta perduada pru cauza de que ta coidano da sua mãe dela, tonse eu fico aqui murmurano e pensano, cuma o sexteto vai subrevivê cum uns sumiço disinfreado transparentemente diunfórico desses? Mais café qui tenho in Deus min axo quEle vai da um jeitio dos cumponente sextensioramente se ajuntá.

 

Bem cumade, fico daqui cum sôdade e pur ôje é só, queira aceitá um grande abraço da minha véia, do Zezin, da Terezinha e deu, vigi qui quase já tinha minsquicido de dizê:  Os pau de quatí e as catuaba cum as raiz de junça e os mindubin qui a sióra pidiu nun deu pra ir pruquê o corrêi tava fexado. Inté ôtro dia. Cumade, nun dispreza nóis não. Abraço do cumpade Airam Ribeiro.

 

(Airam Ribeiro)

 

 


 

 

 

ARRESPOSTA DE MILLA PRA CUMPÁDI AIRAM:

 

 

 

MEU QUERIDO CUMPÁDI AIRAM:

 

 

Vosmicê sabe qui cuânu a gente tem uma mizadi verdadêra, nóis senti muntia sodádi na sumidação, num é? Cumpádi, eu me sinti mei bandonada, jugada as trassa aqui im sumpaulo, sem mana Hull e as minina tomêm módi qui Pedrim já siscafedeu e ocê mais cumpádi Catulo tomem nunca mais fôru na minha caza tumá um cafézim cumigo, uai! Me faláru qui ocê andava tarefado pur dimais di seuviço na roça, cuidânu da égua di sua patroa, oiâno us tumati de Zezim i os mamão di Terezinha. Tomem sube di sua mandioca qui tá grande i bunita di si vê, toda alumiada pela lúiz do sór aí da Bahia qui num tinha tempo ninhum di sentá no tar de cuputadô pra dá nutissa.

 

Arricibi tomem uma cartinha di cumpádi Catulo, lá di Riberão Preto, dano nutissa e dizêno qui as coiza pur lá anda preta pur dimais, é muntio trabáio, na cidade e na roça, qui num sobra tempo pra mim vizitá tomem. Ieu cumpriendo essas ocupação dos irmão, mai um minutim só pra dá nutissa, pra gente sabê qui num vai tê qui cumparecê im ninhum velóriu é bão, né não, cumpádi?

 

Óia, ocê preguntô da Soninha, lá nu Japão e li digo, cum toda certeza qui ela e a famía tão tudo bem; u tár de tiçunami num chegô na cidade quela mora, pur graça de Deusu. Ancim que eu sube do acunticimento, mandei um e-mêi pra ela, puis tava priocupada dimais da conta.

 

Vosmicê ta sabêno que mana Hull si afastô módi cuidá da mãezinha que já tá bem veínha, pricizano muntio da ajuda dela, mai eu sempre telefono pra sabê cumu vão as coiza pur lá. A minera Mirah, lá de Jisdifóra (o amô di sua laife),  anda pur dimais ocupada cum as reforma do apê, e cum trabáio de cunsertá a vóiz das pessoa, né.  Rose, a pérula ditapemirim, conterraina di Ruberto Carlo, ta corrêno pur cauz da facurdade di pissiculugia e veiz im cuânu tem qui viajá pro Rídijanêro, módi vizitá a fia, que tá istudano pur lá. Pois é, meu cumpádi, eu li digo: a rapadura é doce, cumpádi, mai num é mole não...

 

 

Cumpádi, na hora qui falei qui ocêis ômi se juntáro, foi só um módidizê, num sabe... As minina, cuânu sômi du recanto das letra, elas manda i-mêi, entra no msn, no facibuque, no tuite... de arguma manêra a genti faiz cuntato, mai ocêis sômi di veiz, meu fio. Pode não... Quero não...

 

Pra terminá essas mar trassada linha, quero li pidi que, cuânu o correi tive funcionano,  se num fô muntio trabáio, ocê mi mande, pru favô, os pau de quatí e as catuaba cum as raiz de junça e os minduin que incumendei, tá bão? Mai ocê fique certo, cumpádi, eu jamai vô disprezá ninhum doceis (nem aqueli ingrato do Pedrim qui sumiu di veiz), purque no meu coração só tem lugá pro amô.

 

Dêcho um chêro e um bração pertadim procê e na patroa tomem.

 

(Milla Pereira)



 

 

 

DE CATULO PARA MILLA PEREIRA:

 

 

 

CARTA PRÁ CUMÁDRI MILLA

(PREMÊRA CÁRTA)

 

Bons días, cumádri Milla!

Pênsu qui mecê tá ucupáda dimáis cus ôstrus i dêxa us amígu di veidádi nu isquecimêntu! Mai si mecê num si alembra mái du cumpádri Catulo vêje

si num fazu párti dum tár di Sextêtu!

 

Óia, paréci qui ainda fázu párti du Sextêtu, sim! Intão eu cuntinúo iscrevêndu. Finquei uns día sem iscrevê pruquê fui culhê minduim dipréssa, módi as chúva num istragá! Mai tô di vórta! Mai tô vívu! Mai tô tocându a mia sanfôna véia! Mai tô pitânu meu caxímbu! I tô filiz! Vêji si aparéci, cumádri, lá nu meu cantim qui iscriví um nôvu cordé!

 

(Catulo)

 


 

 

Eu quieto aqui no cantinho

Na minha velha Bahia

Passei aqui um pouquinho

E me encho de alegria

De ver tanta amizade

De cumadi com cumpadi

Tanta paz e harmonia!

 

Nessas bem traçadas linhas

Que eu encontrei aqui

Tem muito das coisas minhas

Coisas que vi e vivi

Amizade verdadeira

Coisa pra uma vida inteira

Me emocionei com o que li!

 

(Euripedes Barbosa Ribeiro)

 

 

Eita, cumpádi Orípe!

Ocê qui mi mocionô dimais da conta,

vino participá dessa roda de viola

entre os amigos, sô.

Brigadim e um bração procê, cumpádi!

 

(Milla)

 


Intonce cumade...

Isturdia eu ti visitei

promódi a gente arrorvê umas cousas

mar resorvida cum nóis, num sabe?

A gente fazê umas brincadera eh eh eh...

Na farta do cumpadi aí eu fiquei matutando...

MATUTANDO...

Inté enrolei um fuminho na paia de mii...

Nóis vai ou num vai lá praditrais da moita?

Eh eh eh, pramodi pegá aquelas rolinhas fopagô?

 

(J Estanislau Filho)

 

 

Ô, cumpadi Istanislau

Eu aceito seu cunvite

Qui num tem nada de mau

Arriscá nessi parpite:

Nóis prepara um fuminho

Na paia do míi sequinho

Módi fazê um ribite!

 

(Milla Pereira)





Minha cumáde Mila Perêra

Carta num vô iscrivinhá

Tomêm num penço em bestêra

Pramódi querê ti inganá

Tô cuns pobrêma na vista

Mi falô um tár oculista

Do computadô mi afastá.

 

Mais,o Iscritóro,cumade,

Num pude inda paralizá

É a tár Constabilidade

Os criênte preciza mi pagá

Meu fío é meu ajudante

Ele inté trabaía bstante

Praconta nói podê dá!

 

Milla Perêra ocê sabe bem

Quié minha frô de maracujá

Airão Ribêro lá de Itanhém

É meu amigão partícula

Catulo tomèm é um cabra bão

Tem minha cunsideração

São todus, meus amigos ispeciá!

 

Meu jegue já tá cansadim

Peguei o burro do meu irmão

Pra aqui dá logo um pulim

Ti dá procê,essa ispricação

Da róssa só um cadím vô falá

A vaca da minha muié cumeçô a ingordá

A mandióca num prantei ainda não!

 

Os vendêro,os prêço omentáro

Purcaus de tanta chuvarada

Só os zóvus que bacháro

A linguiça deu uma guinada

Cumáde,nem falu do pipino

As muié tudo achando fino

Na fêra é uma cunfuzão danada!

 

Beijus procê, cumáde! Fique nas grassa
de Deuzo e inté brévis.

Seu cumpade bunitm, Pedrim.

 

(Pedrinho Goltara)