Força Amigo



Rio de Janeiro, 27 de abril de 2011
 
Meu caro AMIGO;
 
 
Gostaria muito de iniciar dizendo que estou feliz em escrever-lhe esta pequena carta, mas não é verdade. Apesar do meu lado brincalhão, desleixado e largadão, sinto-me preocupado e ansioso quanto a ser a forma e o momento correto para escrever-te.
 
A despeito de nunca ter levado uma vida social ativa, de no geral ter uma vida mais introspectiva e parecida com a de um ermitão, prezo sobremaneira os meus amigos, aqueles poucos que escolhi como tal, e sofro no silêncio frio de minha existência a total impossibilidade pessoal de resolver ou ajudar meus amigos em seus momentos menos felizes.
 
A vida normalmente está fora de nosso domínio de controle. Cabe-nos apenas contornar o possível, resolver o que estiver ao nosso alcance, escolher nossas prioridades e ir convivendo com o que não nos for possível atuar. Independente de nossa capacidade física de interferir em tudo que gostaríamos, somos responsáveis por nosso estado de espírito mental e social. Somos neste campo de ação responsáveis e capazes de interferir diretamente nele. Apesar de a vida em geral nos levar de turbilhão, muitas vezes para onde sequer desejamos, é nossa obrigação cuidar de nosso lado mental. A sabedoria é muito difícil. No fundo não creio em sábios. A sabedoria é muito vasta e sinceramente ainda não conheci diretamente ou indiretamente ninguém que merecesse o titulo de sábio. Mas isto por si só não é razão para não a procurarmos.
 
Se a sabedoria completa é utópica para este que vos escreve, existem escopos localizados de sabedoria que podemos ousar encontrar, e neste caso tenho a certeza que somos capazes de dividirmos com ela nossa existência.
 
Buscar a sabedoria de viver, desejando apenas e tão somente o possível, de agir como possível, e de ajudar como e sempre que possível, é uma sabedoria plausível, provável e suficiente para nos dar maior equilíbrio em nosso dia a dia. Saber a diferença entre o estado de lutar de forma desesperada contra a realidade ou contra nossa impossibilidade de algumas vezes alterá-la ou aceitá-la, e a situação, mesmo que revoltada de lutar conscientemente dentro da realidade que nos cerca, para alterar ou solucionar o que nos for possível fazer, é nossa obrigação, é enfim nosso dever moral e humano.
 
Descobrir a verdadeira revolta que nos dá força e coragem para agir, que nos dá vontade de entender a realidade que nos cerca, para racionalmente direcionar esta revolta na construção de um caminho viável e passível de ser caminhado é o estado maior de sabedoria, daquele tipo localizado que eu pessoalmente acredito. E tenho a certeza que você meu AMIGO é capaz de compreender e trabalhar nesta direção.
 
É minha obrigação ser parceiro e irmão com você nestes momentos que mais machucam nosso já desgastado lado emocional, em decorrência de todas as turbulências normais do dia a dia. Ser parceiro nos momentos bons, nas festas, nos almoços festivos, é muito fácil e não é necessário que sejamos amigo para isto. Desta forma sinto-me impelido a escrever-te para primeiro me colocar ao seu lado, para tudo que me for possível ajudar. Lembro-te, se você esqueceu, que estou aqui para ouvi-lo se desejares falar ou desabafar sem nenhuma crítica ao que desejares falar, sendo assim seu ouvido e um tipo de seu espelho. Estou aqui para chorar contigo se desejares um ombro para fazê-lo. Estou aqui para discutirmos alternativas, para ajudá-lo se é que me é possível alguma racionalidade crítica para juntos racionalizarmos sobre o fato e as possibilidades reais de solução. Estou aqui para criticá-lo se e somente se você procurar alguma crítica fria e impessoal. Enfim estou aqui para, dentro do que me for possível, motivar-te, dar-te força e aflorar sua coragem natural.
 
Sem parecer pedante, tenha a certeza que não me esforço em dar-lhe força, pura e simplesmente por você. É lógico que como seu Amigo você merece toda a força, conforto e palavras de encorajamento que me forem possíveis, mas o real e mais importante motivo que me move agora é ajudá-lo a encontrar sua própria coragem, nem que para isto temporariamente eu seja sua escada, seu andaime ou sua bengala, e confortá-lo meu Amigo para que possas repassá-los junto com muito AMOR, carinho e sinceridade à vossa amada filha.
 
Você bem sabe que sou materialista, e que não creio em absolutamente nada de transcendental. Creio na medicina, creio na capacidade de reação de nosso corpo e de nossa mente aos desvios de saúde que muitas vezes passamos, mas creio principalmente no real, no verdadeiro e na verdadeira ciência. Desta forma o que você pode fazer é ter a certeza que dentro do que te for possível social e financeiramente estás fazendo o de melhor. O melhor médico, os melhores tratamentos. Eu pessoalmente, como entendo que a biologia e as ciências médicas, por serem uma das mais recentes a sofrerem profundas pesquisas, e aliado a sua enorme complexidade imanente, teria a vontade de procurar mais de um médico visando obter diferentes análises clinicas especializadas. Mas nós sabemos que nossos recursos físicos são limitados, então jamais sofra pela dúvida de não ter feito algo, simplesmente faça dentro das nossas limitações.
 
Você, diferente deste que vos escreve possui alguma crença, tens fé em algo maior, no fundo invejo esta capacidade. Minha limitação mental e minha racionalidade crítica me impossibilitam de crer em algo transcendental e foco assim apenas no real, mas você Amigo pode, e com medo de ser mal entendido, acho que deves se apoiar em tudo que você acredita, mesmo que em nada possa ajudar diretamente, pelo menos ajudá-lo-a em sua força mental e talvez na força mental de sua filha. Eu não posso fazer isto pois seria de uma falsidade tamanha que me envergonharia de tal feito, mas foque-se no que deseja, e caminhe na certeza de que tudo vai, aos poucos que seja, se solucionando e quem sabe no futuro estejamos falando rindo deste fato, como hoje falo rindo do fato de minha filha ter sido diagnosticada com hidrocefalia, e hoje está linda e maravilhosa, inteligente, crítica como o pai e curiosa como uma criança, aprendendo tudo que a vida lhe oferece.
 
Sua filha é minha amiga por minha escolha também, e do meu jeito meio estranho e meio diferente, totalmente materialista, saiba que torço demais por ela. Você já é vivido, e sem dúvidas foco minha energia mais nos filhos do que nos pais. Desejo assim a vossa amada filha o que desejo a meus amados filhos: LUZ, PAZ e SAÚDE. Ela conseguirá sair desta e você ainda vai dividir com ela aqueles milhares de abraços que nós pais adoramos dar em nossos filhos...
 
Com votos sinceros, do fundo de minha mente, desejo-lhe toda a sorte do mundo em sua atual caminhada.
 
Coragem amigo.
 
Com muito carinho;
Arlindo Alberto Pereira Tavares



Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 27/04/2011
Código do texto: T2933902
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.