Filhos



Rio de janeiro, 27 de Abril de 2011
 
 
Caros filhos;
 
Vocês são a maior razão do meu viver.
 
Escrevo esta, com meu espírito mental repleto de alegria. Vocês deram a este corpo surrado pelas atribulações do dia a dia um novo e maravilhoso motivo de experimentar a vida em toda a sua intensidade. Vocês deram também a este ser único em aparência, mas múltiplo em existência, força e coragem de sobra para encarar a busca interior e profunda de meu verdadeiro ser.
 
Saibam vocês que ambos foram muitos desejados, não só por mim, mas com certeza pela maravilhosa mãe que vocês possuem. Muito antes inclusive do casamento formal, já desejávamos e planejávamos o momento de dividir nossas vidas com vocês.
 
Hoje, revolto-me de imaginar que poderia ter levado uma vida sem experimentar da existência de vocês. Revolto-me mais ainda por aqueles pais que tendo seus filhos, não percebem o tesouro que está em suas mãos, não como posse, ou nem como investimento para uma velhice mais segura, mas sim o valor daquele tesouro que está sob nossa responsabilidade preparar para a ânsia do viver, preparar para a dignificação do social e do humano. Vocês filhos, para o bem ou para o mal, são seres vitais para o futuro de nossa sociedade. Sempre foi meu encargo, e eu sempre o assumi, jamais abrindo mão da responsabilidade de educá-los, prepará-los e finalmente compartilhar com vocês cada nova experiência, cada nova situação e cada nova vivência cultural e social.
 
Não tenho como afirmar se acertei mais do que errei, mas tenho a certeza que tentei sempre acertar, pesando prós e contra, buscando dar limites aceitáveis, para uns limites demais, para outros limites de menos, mas para mim o limite dado era o que entendia necessário a formação moral e social de vocês, visando torná-los aptos a conviver com esta sociedade complexa, traiçoeira e maquiavélica.
 
Sempre confiei na capacidade de vocês. Sempre me esforcei e jamais transferi para as escolas a responsabilidade única da instrução de vocês. Por princípio a responsabilidade pela educação foi e será sempre minha, com a escola dividi a responsabilidade pela instrução de vocês. Se cobrei as vezes um pouco mais, foi na certeza de total confiança da capacidade de vocês. Hoje vocês estão bem encaminhados, ambos em universidades públicas da melhor qualidade e sem terem feito nenhum cursinho pré-vestibular.
 
Se a cobrança era minha, mesmo que parecesse maior que o necessário, os louros são de vocês, a capacidade de corresponder sempre foi de vocês e a vitória foi e será sempre de vocês. Se vibro junto, é mais do tipo daquele que incapaz de ser, vibra com a vitória dos outros.
 
Sempre foquei minha forma de educar privilegiando a curiosidade, respondendo os porquês e provocando a vontade de entender os “comos”, bem como os “para quês”. Sempre valorizei o conhecimento como bem maior que podemos possuir.
 
Vocês são maravilhosos. Filhos encantadores, inteligentes, curiosos e logicamente equilibrados. Buscam a racionalidade como forma de aprofundar o conhecimento e o aprendizado. Vocês são criativos, sensíveis e amorosos, se as vezes são rabugentos, faz parte da revolta normal da juventude, a “aborrecencia” é um momento de transição na busca da identidade individual de cada um de nós. Ambos procuram sempre as fontes confiáveis e por fim sendo frutos de um amor maior, foram criados neste amor e hoje são reflexo natural de puro amor.
 
Ouso acreditar que o futuro de vocês será brilhante, não necessariamente em riquezas ou posses, mais brilhante enquanto pessoas equilibradas, profissionais dedicados e competentes, e seres humanos revoltados o suficiente para não se entregarem a passividade do dia a dia. Seres ativos e dinâmicos que lutam não só pelos seus desejos pessoais, mas capazes de entender que a vida é mais importante que tudo, que nosso planeta é não somente nosso nicho biológico, mas o é também para todas as espécies vivas. Vocês amam os humanos mas amam também os animais. Vocês amam os amigos, mas sabem que um mundo social e digno depende um pouco do que todos fazemos.
 
Se tenho motivos para a fraqueza da vaidade, vocês seriam com certeza a razão desta vaidade. Sendo parte de mim, teria motivos de sobra para me orgulhar de vocês. Sendo parte também da mãe de vocês, também me orgulho pela certa escolha de minha esposa, mãe de vocês. Sendo parte de minha responsabilidade prepará-los para o mundo, deveria ser feliz por ter mais acertado do que errado.
 
Filhos, muito obrigado pelo tudo que aprendi com vocês e pelo tudo que aprendi por vocês existirem. Não espero absolutamente nada de vocês, que não seja a realização sincera do desejo que vocês têm de ser uteis, dignos e necessários para a transformação social de nossa sociedade.
 
Sendo materialista, evitei ao máximo, catequeses religiosas ou materialistas. Tentei ensiná-los a serem críticos. Agora, creio eu, vocês chegaram ao momento de fazerem suas escolhas. Saibam que meu amor é muito maior que qualquer escolha que vocês possam fazer sobre este assunto. De qualquer forma será sempre um prazer conversar e discutir francamente, racionalmente e criticamente com vocês qualquer assunto, mesmo os que eu não saiba, posto que posso pensar, posso estudar e posso aprender com vocês.
 
A vida se transforma continuamente, e com certeza eu e vocês nos transformamos continuamente, conforme experimentamos e realizamos nosso presente passado. Somos parte genética, e parte fenótipo em constante mutação, não somos unicamente o que nascemos, mas também não somos unicamente o que o mundo nos tornou. Somos um mix e algumas transformações são mais fáceis que outras é verdade, mas podemos ser, com a dedicação e o esforço apropriado o que desejarmos ser, mas o mais importante é termos a coragem para ser o que o mundo de nós necessita.
 
Um super beijão de pai para meus dois tesouros.
 
Jamais se esqueçam, onde e quando for, que eu, e tenho a certeza vossa mãe também, sempre estaremos a disposição para ajudá-los.  Quando eu me for, espero sinceramente que me vá primeiro, (infeliz daquele pai que perde um filho, deve ser a maior dor do mundo) espero que vocês lembrem-se deste gordinho como um pai amigo, verdadeiro e exemplo de vida.
 
Amo demais vocês, acima de meu próprio ser.



Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 27/04/2011
Código do texto: T2934694
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.