Carta ao meu pai.
 
Pai, não se admire por eu estar lhe escrevendo depois de tanto tempo em silêncio.
Escrevo e nem sei se você um dia lerá esta carta, nela abro meu coração e exponho meus sentimentos.
Mas de qualquer modo sinto necessidade de tentar me comunicar com você e lhe dizer o quanto você é importante para mim.
Não acredito que eu tenha a mesma importância para você, mas tudo bem. Sou eu quem está lavando a alma com lágrimas doloridas.
Seria maravilhoso que eu estivesse enganada e que essa estima fosse recíproca, ela me traria um pouco de alegria e a segurança de seu amor por mim.
Infelizmente de nada adianta me enganar não é mesmo?
Será que algum dia sentirei o sinal desse amor, de sua proteção?
O tempo, os acontecimentos e principalmente a vida, modificou ainda mais seus sentimentos para comigo.
Sempre fui e continuo sendo preterida, meu amor não tem valor, se confrontada a qualquer outra pessoa ficarei sempre em segundo plano, ou provavelmente em último, mesmo sendo sua filha.
Afinal não sou importante para você, porém você é meu PAI, é importante para mim e eu deveria ser sua prioridade!
Isto é deveria...
Mas não sou!
Não sei o porquê de você sempre ter certa implicância comigo. Sempre fui boa filha, estudiosa e obediente.Talvez não correspondesse ao seu desejo de modelo de menina,mas Deus me fez assim, será por isso que você me rejeitava e ainda rejeita emocionalmente? Sou sincera em afirmar que esse sentimento de rejeição sempre me acompanhou e ainda me persegue. Vou ficando nervosa cada vez que se aproxima meu aniversário, tenho medo que você esqueça, ou me mande um presente impessoal.
Desde pequena quando passava por momentos de aflição eu chorava e chamava por você, queria sua proteção.
Proteção ainda que ilusória, mas que hoje se perdeu e faz falta.
Certa vez quando eu tinha mais ou menos uns quatro anos, enfiei uma agulha no pé. No hospital eu gritava por você, eu queria sua presença. Outra vez quando pisei num ouriço do mar e precisei tirar os espinhos, queria você ao meu lado.
Mas infelizmente você estava trabalhando e não podia me atender...
Quando você viajava eu chorava desesperada, queria que voltasse logo. Sentia sua falta.
Não posso negar que quando numa fase negra pela qual passei você esteve sempre presente, me apoiando, como no nascimento de meu filho e mesmo durante uma dolorosa separação.
Nessa ocasião você foi realmente um pai de verdade para mim, lhe serei para sempre grata por isso, por ter me ajudado a atravessar fases tão difíceis.
Pai,perceba que não sou mais criança, estou beirando os cinqüenta anos, sou uma mulher com idéias próprias a respeito da vida como resultado do que ela me ensinou, meu caráter está formado, sou firme nas minhas convicções do que considero certo ou errado,do que devo ou não aceitar.
A discordância de idéias e de ponto de vista deve ser o motivo de nosso afastamento, você diz sempre que sou muito teimosa, mas não é teimosia, apenas minhas atitudes e valores lhe desagrada, mas entenda que ninguém é capaz de teimar sozinho!
Pai preste atenção no que vou lhe dizer.
Não se esqueça que aquela senhora que nos leva para o outro lado da vida não se importa com a idade ou qualquer outro fato de quem ela entrega ao barqueiro Creonte, ela leva e ponto final, simplesmente inverte nossa lógica da vida, maldosamente leva os filhos antes dos pais,sofremos isso na própria carne.
O senhor tem conhecimento que tenho vivido de forma honesta, sou boa esposa, boa mãe e muito esforçada na carreira que escolhi, cada vez progrido mais. Queria que soubesse meu empenho,das coisas que me são imprtantes e um pouco mais da minha vida, queria ainda que você vivesse minha vida junto comigo e minha família, participasse e comemorássemos junto minhas conquistas e as do meu filho.
Queria sentir e ouvir você dizer que se orgulha de mim, não porque sou sua filha e carrego seus genes, mas porque eu sou apenas eu a Valéria, uma mulher, uma pessoa lutadora!
Meu maior desejo é que você me abrace com muita afeição e me cumprimente pelas minhas vitórias, de peito aberto sem exigir nada em troca, apenas me tratando com muito amor, um verdadeiro amor de pai!Quando o amor de pai é verdadeiro não abre espaço para que outra pessoa ocupe seu lugar, isso só acontecerá se o lugar estiver vago...
Dizem que neste mundo nada é impossível, assim espero, não peço que me ame, porque o amor não pode ser exigido, ele tem que fluir naturalmente ou então não pode ser chamado de amor, quero apenas ser tratada como sua filha, sua cria, sua menina, nada mais... Quero colo de pai!
Sei que isso é apenas um sonho, minhas mágoas, minhas esperanças e amor devem ser guardadas num cofre a espera do futuro, para quem sabe um dia serem resgatadas por você.
Sua filha que o ama.
Beijos.
                                                   Valéria