Carta para minha mãe.
 
 Mãe, sei que você não vai ler esta carta como a pessoa que agora a está lendo, porque está morando no universo, mas te sinto sempre ao meu lado, porque jamais abandonaria sua única filha, sua menininha como você me chamava.
Amanhã vou ao cemitério te levar algumas flores, sei que o que está lá não é você, mas foi através daquele corpo que nem deve mais existir que te conheci e dele recebi a vida. O mínimo que posso fazer é ir até lá com você ao meu lado. Vamos visitar seu tumulo, afinal está chegando o dia das mães, e quero sua “casa” bem bonita, como não posso te dar um agrado pessoalmente, faço o que é possível...Você entende não é?
É mãe você sempre foi diferente das demais pessoas, para começar ninguém quase a conhecia pelo nome verdadeiro, Maria Tereza, para todos era Maruca, Dona Maruca.
Maruca sempre foi uma pessoa carismática, nunca passou despercebida, bonita, alegre e sempre jovem apesar da idade avançada, mesmo aos noventa e dois anos era sempre o centro das atenções onde quer que se encontrasse.
Uma pessoa lutadora que desafiava as convenções sociais. Numa época em que mulher “separada” era tida como volúvel, para usar um termo menos ofensivo, você não vacilou em por fim a um casamento que já estava a muito tempo acabado. Enfrentou discriminações de toda espécie, inclusive da família, mas seguiu em frente.
Encontrou a felicidade ao lado de um companheiro maravilhoso, uma pessoa que não cansava de lhe declarar seu amor em bonitos versos, era um poeta apaixonado.
Foi completamente feliz por pouco tempo. Ele partiu deixando muitas saudades e boas lembranças em seu coração. 
Você sempre apoiou os irmãos,  os parentes e amigos, não media esforços para ajudar a todos indistintamente.
Me lembro que a nossa casa em algumas ocasiões parecia hotel e em outras hospital, e você sempre solicita, os atendendo.
Foi uma avó maravilhosa, apesar de algumas pessoas acharem que você queria comandar a vida de todos nós, inclusive a minha, o que não é verdade, tentam tampar o sol com peneira...
Tinham inveja do amor e do carinho que você sempre nos dedicou. Mas não faz mal, e isso nunca a incomodou, porque sempre soube que é apenas mais uma justificativa sem sentido, porque só se ocupa um lugar quando este está vago!
Mãe, que bom que você continuou distribuindo amor até o último dia em que esteve  conosco.
Verdade que nos últimos tempos você me deu um bocado de trabalho, me levando quase ao desespero, a ponto de eu precisar afastá-la do meu convívio, mas nunca a abandonei.
Apenas precisei de um tempo para refazer minhas forças abalada pela tragédia que você sabe bem qual é.
Precisei cuidar de mim.
Até o último instante estive ao se lado, você deve se lembrar que no hospital conversei muito com você, tive a abençoada chance de lhe declarar meu amor, pedir desculpas pelas mágoas que te causei e te disse para ir em paz que nós ficaríamos bem porque você tinha cumprido muito bem sua missão,era hora de nos deixar fisicamente e partir em paz.
Você resistiu até o dia seguinte, não quis partir sozinha, como última prova de amor aguardou a chegada de sua neta para dar –lhe o último abraço e  só então  nos deixar!
Sinto falta de seus conselhos, do seu amor, do seu cheiro gostoso, sempre perfumada e cheirando a creme de beleza, do calor do seu colo...
Mãe atualmente você sabe da minha vida melhor que ninguém, mas sabe também que graças a você poderei desfrutar de uma velhice tranqüila.
Obrigada mãe, por mais esse apoio que ainda recebo de você, mesmo não estando mais aqui...
Sabia que você nunca me faltaria, desde que me entendi por gente você esteve sempre ao meu lado, me dedicando um amor profundo e sem igual, ainda sinto esse amor me acompanhar e me proteger.
Obrigada minha mãe por eu ser sua filha, obrigada por estar sempre ao meu lado cuidando de mim, acariciando meu rosto e meus cabelos enquanto adormeço.
Continuo pedindo sua benção antes de dormir como sempre fiz desde criança, e escuto sua voz responder suavemente:
-Deus te abençoe minha filha, dorme com Deus e os anjos.
 
 
 
M.H.P.M.