Convidar os amigos para jantar

O meu aniversário, foi comemorado em Santiago, Chile. Fizemos amizade com um casal de Fortaleza por pura sintonia gastronômica - Antonio e Neca. Vou transcrever trecho de meu e-mail, enviado para convencê-los vir à Brasília jantar conosco. Tivemos sucesso no convite. Segue abaixo a transcrição do e-mail, quem tiver paciência para lê-lo, divirta-se:

Olá Antonio e Neca,

Antes de tudo queremos nos desculpar pela demora no nosso contato e ainda agradecer o cartão deixado por vocês no nosso quarto – vocês foram muitíssimos amáveis.

E agora vamos responder a pergunta que vocês nos fizeram – Se eu já tinha começado a beber os vinhos trazidos na viagem. Abri a primeira garrafa neste último sábado à noite, na realidade duas: um Medalha Real Sauvignon Blanc, presente do Marcelo, o balconista que nos atendeu na Santa Rita, e um Casa Real 2005. Fizemos um jantar para receber um casal de amigos.

Vou descrever o jantar, porque eu sei que a Neca deve estar curiosa.

Recebemos o casal com o espumante Crémant d´Alsace, René Mure (importado pelo Club Du taste-vin), para o brinde do encontro. É importante a recepção com um espumante, a primeira impressão garante o bom humor para as horas seguintes.

Como entrada servimos foie gras grelhado, com salada de folhas verdes e grãos triturados de avelã, regado com o azeite Chateau Du Vignal, da Oliviers & CO. (prensado a frio, divino!) e acompanhado pelo vinho Gewurztraminer, Cuvée Christine (Schlumberger) 1999 (também importado pelo Club Du Taste-vin), este vinho vale à pena abrir um parênteses – por várias vezes temos notícias que nas degustações às cegas em que ele participa, é preferido diante de vários Sauternes de primeira linha. Um verdadeiro néctar dos Deuses. Comprei a última garrafa da importadora, mas prometo que ainda vamos tomar deste vinho juntos.

Como primeiro prato, a escolha para acompanhar o Medalha Real Sauvignon Blanc, foi salmão grelhado ao molho de maracujá, acompanhado com uma minúscula porção de farofa de mandioca biju. A escolha do molho foi para realçar as notas de maracujá tão explicitas no nosso apaixonante Sauvignon Blanc. E na sequência da mesma garrafa servimos o 2º. Prato, um penne servido com Ratatouille abrasileirado, somente Berinjela (descansada na salmoura por no mínimo duas horas), abobrinha nacional, pimentão vermelho, cebola, tomate, azeitonas pretas e tudo regado com o azeite Huile d’Olive Et D’arome Truffe Blanche, da Oliviers&CO. Pense você comendo abobrinha com trufas brancas – chique não?

Nosso prato principal foi uma experiência inédita – eu nunca tinha feito filé ao molho madeira. Para isso comprei o JUSTINO’S Vinho Madeira Seco 3 anos (winestore.com.br) e cogumelos frescos tipo Paris. O molho, a dica tem que ser dada pessoalmente, com direito ao workshop. Diante disso estamos esperando vocês em Brasília. O Casa Real nós tomamos juntos lá no Vale do Maipo, não é necessário comentar o espetacular vinho , apenas uma observação – ele ainda está novo.

Voltando ao jantar, como éramos somente quatro pessoas, dispensamos o Baniyuls com queijo Roquefort, muito vinho para pouca gente, e fomos direto à sobremesa: uma torta de pêra, iguaria feita pelo patissier Daniel Briand, francês radicado em Brasília para o nosso deleite, acompanhado pelo restante da garrafa do Gewurztraminer, aquele do foie gras. Não abrimos o Muscat Beaumes de Venise, vinho fortificado do Vale do Rhone, porque nesta altura do jantar, líquido mesmo só um cafezinho.

Queridos, esta sacanagem da descrição do jantar foi intencionalmente produzida para estimulá-los a nos fazerem uma visita. Estamos aguardando vocês, foi muito bom termos encontrado e conhecido vocês em Santiago. Estamos com saudades daquela pequena farra feita no restaurante da Santa Rita. Para o jantar preciso saber com no mínimo 12 horas de antecedência da visita de vocês.

Segue em anexo, as fotos tiradas em Santa Rita, máquina digital ainda não faz tudo sozinha, precisa de um fotógrafo junto. Não foi o nosso caso.

Um abração, esperamos vocês aqui. Venham logo.

Mônica, Marcela, Fernanda, Rafael e Augusto.

Brasília, 12 de outubro de 2009.

puccinelli
Enviado por puccinelli em 03/06/2011
Código do texto: T3011511
Classificação de conteúdo: seguro