EDUCAÇÃO É O FUNDAMENTAL

É fundamental

Escrever é fundamental para mim, quando escrevo me renovo, me absorvo, me desculpo, e até me condeno.

Um ser analfabeto é um deficiente, vive como um folha ao vento, vai sendo levado, para onde a força do vendo a quer. Conheci algumas pessoas assim, algumas ajudei oferecendo as primeiras letras, ensinando a escrita do próprio nome, outras infelizmente não foi possível ajudar, porque elas estavam tão doentes em sua falta de conhecimento, que aprender ler e escrever era algo que não fazia falta, tinha que por o cérebro para funcionar, isso dá um certo trabalho, ainda mais para um ser adulto.

No passado a escrita e a leitura, eram só para os religiosos e a nobreza, o povo não tinha o direito de aprender. Eles sabiam que o pensar leva ao questionar, e isso faz cabeças rolarem, inclusive esse Deus injusto que permite tudo, e queima no inferno, até Ele é revisto.

Quando uma criança inicia o processo de aprendizagem, lá na creche, com os exercícios de motricidade, as brincadeiras com as palavras, são apresentadas aos livros mágicos, ao teatro, as músicas, são apresentadas aos limites no comportamento, não podem morder seu coleguinha, não pode bater, aprender a ouvir, sabe que terá sua vez para se fazer ouvir, faz os trabalhinhos com tinta, cola... Essa é a verdadeira semente que será germinada no futuro, e se não encontrar bons mestres, não haverá grandes problemas, pois já está plantada a semente, independente da motivação futura, ela germinará, basta apenas uma conexão qualquer e a mente buscará o saber.

Um ser alfabetizado é um ser com um tesouro infinito. É uma mente livre, mesmo se o corpo estiver numa prisão qualquer, a alma sabe voar alto, mesmo se estiver ilhado, a mente saberá se fazer acompanhar.

É por isso que a educação é o fundamental de uma vida.