Além dos vultos e tumultos

Pais,

Olhem para os seus filhos, apreciem seus sorrisos, amem sua evolução. Não os inveje pela juventude nem exija o impossível, ensine a solicitude, ensine o aprazível. Não os cobre por rancor do que não conquistou. Eles não são o reflexo de sua própria história, mas viverão com o mundo que vocês os deixou.

Professores,

enxerguem através de seus alunos. Conheça-os, se importem, dêem formação. Eles são mais do que números e provas, também podem te ensinar uma lição.

Médicos,

tratem teus doentes sempre com compaixão, sejam interessados e atenciosos, não os considere apenas outra estatística de plantão.

Jornalistas,

sejam coerentes, seu público não é de circo. Clareei mentes, tire a população do escuro, lembre-se que não vale tudo por um furo. Não brinque com a informação, ela não é simplesmente o seu ganha pão.

Policiais,

por que agridem injustamente? Não percebem que somos gente? Deveriam proteger as senhoras e as crianças, deveriam simbolizar alguma segurança. Não aponte sua arma em nossa face, seja honesto, seja correto, retire seu disfarce.

Governantes,

somos mais que eleitores, somos cidadãos. Não roube nosso dinheiro, não saqueei nosso país. Invista nos jovens, preocupe-se com os idosos, não abuse, cumpra com o que diz. Não sejam insensíveis, não somos invisíveis. Esqueça um pouco sua comissão e lembre-se que foi escolhido para cuidar de uma nação.

Trabalhadores, senhoras, empresários, auxiliares, motoristas e todos os adultos,

peço a cada um que acorde, se compadeça, faça com que o mundo melhor aconteça. Abandone a hipocrisia, se desapegue da arrogância, seja complacente, exercite a tolerância. Estamos todos juntos, apagados, desinteressados, andando sem rumo. Saia da frente da televisão, seja mais do que massa, não se anule pelas circunstâncias, não julgue por sexo, cor ou raça. Lembre-se de teus pais, professores, a promessa de teu ministro. Somos mais que vultos, com defeitos e erros, a chance diária de nos remendar. Somos adultos, que mundo iremos deixar?

Priscila Silvério
Enviado por Priscila Silvério em 27/06/2011
Reeditado em 28/06/2011
Código do texto: T3060773
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.