CARTA AO AMIGO DE ADOLESCÊNCIA

S.M.F.

Parabéns pelo teu aniversário!

Nesta noite passada sonhei muito com Gesa. Deve ser pela data de teu aniversário.

Naquela outra noite dos idos da década de 70 comíamos aquela canjica mineira feita por ela. Comemorávamos teus 16anos. Éramos só adolescentes, vizinhos, colegas de escola, amigos. O futuro era um mistério.

Mesmo assim seguimos em frente. Nossos caminhos se bifurcaram. Fizemos nossas escolhas pessoais e profissionais.

Encontros e reencontros ocasionais levantando reminiscências. Você sempre confessante e eu no confissionário evitando confissões por achar que o pessoal e o íntimo só dizem respeito à própria pessoa e que o mais era desnecessário. Bastam-nos só as boas lembranças, o mais são lambanças de cada um. Modos de reinventar a vida para torná-la possível, como poetizou Cecília Meireles.

Eu faço questão de minhas reservas. São quase meus únicos bens e maneiras que levo comigo guardadas em cofre cardeal. São minhas, só minhas. Melhor, é de parte de meu EU, que nem a outra metade precisa saber. São reservas e não as uso nem para identificar, ou compartilhar, ou confessar, ou angariar simpatias (às vezes a antipatia é mais lucrativa).

Mas, por que levantar estas observações nesta tua data festiva?

Por dois motivos.

Para que fique clara minha posição e não haja estranheza e porque aos 40 anos (1999) eu poetizei uma declaração. Passados uma dúzia de anos, acho que ela foi para ti. Leia-a tomando como expoente o que para mim reservo.

No mais, sem sentimentalismos e pieguismos por sermos homens pós-modernos e não sonhadores do século 19 ou 20, muita felicidade, saúde, bom senso nesta nova idade inaugurada nestes 30 de junho e nas vindouras que certamente teremos. Pois quem nos trouxe até aqui nos levará em bom termo adiante.

Barbacena, 30/06/2011.

L.L

http://www.recantodasletras.com.br/poesiasdeamizade/3064291

Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 01/07/2011
Reeditado em 30/06/2017
Código do texto: T3068772
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.