Minha mãe, onde você está? Está tudo bem?

Não tive tempo de dizer algumas palavras ou talvez não fosse o momento, talvez não te entendesse e te magoei.

Ah! O tempo não volta e ficou esta dor. Esta dor que não é simples dor da ausência. É a dor da falta do teu amor, do teu olhar

Sabe, mãe, você tem quatro netos que eu gerei, que eu te dei... Esses netos já cresceram, já ficaram adultos e você não assistiu a esta evolução.

Sabe, o caçula já casou, e também tem uma filhinha que é uma boneca e está grávido de um menino. Está tudo bem , não se preocupe.

A minha primeira menina, a mais velha , linda, é mestra, professora, muito competente...Formou-se em Letras. Leciona Português e Inglês. Casou com um uruguaio, é feliz. e está mais feliz ainda porque vai ter um filho.

O “meu” “menino” mais velho está noivo mas, não está tendo pressa de casar, não. Só me preocupa porque não quer estudar, alega falta de tempo, muito trabalho, que está longe da escola.

A segunda “menina”, mãe, é mãe também há treze anos de um lindo menino. Estamos preocupados, porque ele tem graves problemas de saúde. Vai passar por nova cirurgia em janeiro. Vivemos tristes pois ele já fez sete cirurgias e terá de fazer outra.

As notícias nem todas são boas, não e´? Gostaria de lhe dar somente as boas notícias, mas como vê a situação não anda tão calma.

Ah, mãe! Se o tempo pudesse voltar se pudesse dar a oportunidade ...ainda nesta vida de acertara as arestas, as farpas, tirar os espinhos que ferem...

Mas, sabe? O maridão que você amava? Estudou, formou-se. Continua, após tantos anos, um menino brincalhão, gozador, alegre, simpático. Ele cursou duas faculdades...

O que você queria, aconteceu, mãe. Seus filhos todos têm estudo. Uns mais outros menos.
Feliz? É sua a vitória. Dez filhos! Que estudaram e que viviam naquele estado de quase miséria. É para se sentir feliz, e vencedora. Quanto não aconselhou para que estudássemos, embora a situação era completamente contrária.

Outra vontade, aliás, sonho seu, sua era que todos tivessem seu canto próprio para morar, que não pagasse aluguel. Sonho realizado! Conquistado a duras penas,e a muito feijão...Cada sonho realizado é uma lembrança sua que volta com força.

Você venceu porque era você. Autêntica, trabalhadora, guerreira, uma analfabeta que soube ler o livro da vida e ensinar através dele os seus alunos mais indisciplinados.

Mãe, hoje entendo sua rudeza. Vivendo aquela vida, se não fosse firme, enérgica, às vezes ruim, como muitas vezes a chamamos, será que teríamos crescido gente? Lembra que a gente queria festa de aniversário, festa de natal e você com o rosto firme, dizia: “Nada de festa!” “Nada de bolo!” Fazer bolo de aniversário era impraticável.Dez filhos! Se fizesse para um teria que fazer para todos. E verba? Não dava ...faltava. Pelos menos em casa o critério da igualdade funcionava. Não adiantava chorar. Era pior!

Bom, acho que já te aborreci demais!Te tirei do descanso para chorar um pouco. Parece que sinto teu ombro apoiando minha cabeça. Parece que escuto o teu chinelo. É impressão...estou sugestionada.

Quero mãe te dizer que te amo , amo, amo! Não se preocupe conosco. Estamos todos muito bem e muito felizes. Temos grandes momentos de felicidade, de tranqüilidade e principalmente fé em Deus como sempre nos ensinou. Não perdemos as esperanças de conquistar a saúde do Jefferson, seu bisneto.


Sua filha,