S.O.S. desde a Galiza

Podem visitar e assinar esta carta dirigida ao MNE da República portuguesa:

Petição-Carta Aberta a Paulo Portas, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal

Target: Todos os lusófonos

Region: GLOBAL

Web site: www.movimentolusofono.org

«Temos apreciado a importância que tem dado às relações com os restantes países lusófonos, numa aparente reorientação estratégica de Portugal que o MIL sempre defendeu, dado o seu Horizonte ser, precisamente, o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço da lusofonia – no plano cultural, mas também social, económico e político.

»Esta carta prende-se, tão-só, com a posição de Portugal relativamente à Galiza, a nosso ver uma dessas regiões integrantes do espaço lusófono – daí a nossa reiterada defesa da sua especificidade linguística e cultural. Com efeito, no Conselho de Ministros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, na sua XVI reunião, realizada em Luanda no passado dia 22 de Julho, soubemos que Portugal foi o único país a não apoiar a concessão da categoria de Observador Consultivo à FUNDAÇÃO ACADEMIA GALEGA DA LÍNGUA PORTUGUESA, entidade que, como sabe, tem já um histórico muito apreciável, tendo sido por isso reconhecida para nossa ACADEMIA DAS CIÊNCIAS [e para a ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS], sendo ainda membro do Conselho das Academias de Língua Portuguesa.

»Petition:

»Ainda mais recentemente, também soubemos que o novo Governo Português tem expressado as suas dúvidas sobre a presença de observadores da Galiza no Instituto Internacional de Língua Portuguesa, assim como pela inclusão do seu Léxico no Vocabulário Ortográfico Comum que está a ser preparado por essa instituição, quando é sabido que uma Delegação de Observadores da Galiza participou nesse processo desde o princípio.

»Face a isto, perguntamos apenas até que ponto houve uma inflexão da posição do Estado Português relativamente à Galiza, já que, desde que foi apresentada a candidatura da Fundação Academia Galega da Língua Portuguesa, Portugal sempre deu o seu apoio expresso a essa candidatura nos diversos órgãos da CPLP.

»Muito cordialmente

»MIL: Movimento Internacional Lusófono»

www.movimentolusofono.org

...

http://www.gopetition.com/petitions/peti%C3%A7%C3%A3o-carta-aberta-a-paulo-portas-ministro-dos-neg.html

...

NOTA.- Comprometo-me (desculpem!) a reiterar esta petição de assinaturas da petição. Agradeço, os galegos deste RECANTO agradecemos que estendam pelo Brasil e onde quer este nosso S.O.S.