RESPOSTA A UM GRANDE AMIGO

Meu caro amigo:

Fiquei muito assustado com o que você escreveu no blog. Porque você tem vergonha da sua descendência indígena? E onde fica a altivez do índio? Todos nós brasileiros somos índios, não apenas índios descendentes.

Caboclos são somente aqueles que vieram do mato (ka'á-bok, tirados do mato) e designa-se erroneamente todos aqueles mestiços de índios e brancos. Eu não posso me considerar um caboclo porque nunca morei na floresta nem nunca fui retirado de lá.

Os índios não se prestavam à escravidão porque eles não eram acostumados a se submeter. Quando prisioneiro, o índio não se deixava dominar e sim aceitava a prisão como uma prova de bravura e até o dia marcado para o seu sacrifício era tratado com respeito por seus inimigos capturadores. Inclusive para ele era oferecido até uma esposa que com ele iria conviver até a hora da sua morte e para a qual era destinada a parte mais nobre do seu corpo no "moquém".

Os negros d'África (os índigenas eram conhecidos como 'negros da terra') tinham por costume se submeter àqueles inimigos que os aprisionavam. Isso era um costume antigo da terra. Por isso os negros se submetiam melhor à escravidão. Mas a escravidão preconizada pelos brancos era perversa, baseada em maltratos.

Na África também havia inúmeras nações e etnias diferentes cujas línguas eram muitas vezes ininteligíveis. E o branco separou as famílias capturadas e foi misturando as etnias de forma que ninguém se entendesse. Dessa forma aqueles que eram inimigos passaram a ser aliados. E isso foi uma das causas da derrocada da escravatura aqui no Brasil.

E certo que dentre esses africanos trazidos ao Brasil haviam inúmeras famílias da nobreza em suas nações. Aqueles conhecidos como "malês", por exemplo, eram os mais letrados, eram muçulmanos e conheciam inclusive o "Corão" e a língua árabe.

A capoeira foi trazida pelos africanos das diversas nações que habitavam no território africano que hoje conhecemos como Angola e como possuía uma denominação em cada idioma daquela região, no Brasil, onde todos acabaram falando o tupi (abá'nhe'enga) que era a língua do Brasil, adotou uma denominação tupi (ka'á pûera, mato velho, o mato seco) que era o local onde era inicialmente praticada.

Dessa forma, meu amigo, eu tenho muitos motivos de me orgulhar da minha origem indígena. Somos índios, não apenas indiodescendentes, como querem nos tachar as entidades governamentais.

Não existe nenhuma razão para que tenhamos preconceito aos negros. A raça negra (e suas inúmeras etnias) são o princípio da raça humana. Todas as raças do mundo são originárias da raça negra. O negro foi o primeiro homem na face da terra.

Abração.