Por que o amor é bondoso?

Arrepender-se é bom e necessário.

Reconhecer nos erros a possibilidade de um acerto no futuro. O único problema é a culpa. Não devemos nos punir eternamente por causa de um erro. Precisamos aprender a nos perdoar. O perdão vem com o tempo e a própria vida nos concede todas as chances para que ele ocorra. Precisamos, no entanto, estar “atentos” e perceber qual o momento em nossas vidas em que esta chance está bem a nossa frente nos dizendo que chegou a hora.

É muito importante deixar o outro livre. Uma das coisas mais difíceis do perdão é conceder ao outro e a si mesmo a liberdade.

Perdoar não significa dar ao outro uma nova chance de magoá-lo. Precisamos ser firmes com nós mesmos e com o outro. Muitas vezes a distância é a melhor solução porque ela nos dá a oportunidade de olhar o problema de uma nova forma e de sair da convivência que nos sufoca. Mas quando voltar, os mesmo erros não devem ser repetidos. É preciso estar disposto a perdoar e a ser perdoado. É preciso estar disposto a recomeçar. Não devemos punir eternamente o outro e castigá-lo com a nossa ausência e agressão. Uma agressão verbal dói mais do que a violência física. O amor é bondoso, mas dentro dele mora a firmeza de atitudes e a responsabilidade.

Temos expectativas de que o outro seja do jeito que sonhamos. Ou cremos firmemente que o outro tem a mesma visão sobre relacionamentos. A mesma visão sobre a vida. Que tenha os mesmos valores e queira as mesmas coisas. Então nos decepcionamos e choramos amargamente porque o outro não corresponde ao “nosso” amor, sem levar em conta de que não existem duas pessoas em todo o universo que vejam o amor e vivam esse sentimento da mesma forma. O que é importante para você, pode não ser importante para o outro. Muitas vezes, o outro está tão dentro de si mesmo que é incapaz de dar. O amor é um exercício constante. Aprendemos muito quando observamos. O outro ainda é digno de confiança. Você já foi magoado por alguém? Então liberte-se do medo de que uma outra pessoa que você ainda não conhece e que não tem culpa das suas decepções se aproxime de você. Muitas vezes não permitimos que um grande amor aconteça, de que uma nova pessoa tenha a chance de demonstrar o seu amor e de conquistá-lo.

Por hora, vou parar por aqui, pois eu estou apenas aprendendo a amar e a perdoar.

Volto mais tarde, quando o meu coração já tiver conquistado mais um pouco de liberdade.