CARTA DE UM VIAJANTE AO CRIADOR

Senhor!

Eu queria tanto Te encontrar...

E rumei ao encontro das armas nucleares, ao egoísmo dos poderosos, à vaidade dos fortes e à ganância dos ricos. Mas, em nenhum deles Te encontrei.

Depois de muito vagar pelo mundo, por esse mundo tumultuado e esquecido do bem e do amor, descobri que não Te encontravas nele.

Parti, então, em direção a outros caminhos.

Andei muito e muito vaguei, até chegar a um lugar isolado, calmo e deserto. Chegando ali, fui à fonte límpida que corria rumo a um vale e perguntei por Ti. Ela respondeu-me que Te encontravas em suas águas puras e cristalinas que saciavam a sede dos que por ali passavam.

Fui à árvore frondosa e indaguei sobre Ti. Ela respondeu-me que Te encontravas na seiva que a tornava copada e cheia de frutos para matar a fome e dar sombra aos viajores da estrada.

Busquei o pássaro a voar alegre pelo céu azul e indaguei onde Te achavas. Ele me disse que estavas no canto que entoava, servindo de alegria e alento a todos que o escutavam.

Cheguei-me a uma criança e perguntei por Ti. Ela me contou que estavas em seu sorriso terno e angelical, que irradiava consolo e felicidade.

Ergui a fronte e perguntei ao sol se estavas perto dele. Então, ele me disse que estavas no calor e no brilho que através dele aquecia e alegrava os corações.

À noite, as estrelas me contaram que estavas em seu brilho que guia e clareia nas horas de escuridão.

Ao velho cansado, perguntei como Te achar. E ele falou-me que estavas em seus cabelos encanecidos pelo tempo e em sua face encarquilhada pela dor e preocupação por um mundo melhor.

Fui a toda essa beleza infinda, indagando por Ti, querendo Te encontrar. E descobri, Meu Deus. que estás em cada ato de amor, renúncia e doação. Em cada gesto de pureza, simplicidade e bondade.

Descobri que não precisava Te procurar em lugar algum, pois Te encontravas dentro de mim, batendo em meu peito, pulsando em minhas veias. Orientando-me e guiando-me. Alegrando-Te com minhas vitórias e entristecendo-Te com meus fracassos.

E hoje, venho dizer, jubiloso: Te encontrei, Meu Senhor!

Por isso, quero dizer a todos quantos ainda Te procuram em vão:

Deus, amigos, está em cada um de nós. Deus é Vida, é Amor! Deus é, enfim, a síntese de toda a Misericórdia. Ele é a sementezinha de bondade que existe em nosso coração e que, se quisermos, brotará e nos tornará almas serenas, norteadas e felizes.

* Publicada no Jornal Católico "A Voz de Nazaré" (Belém/Pa)

Áurea Gomes
Enviado por Áurea Gomes em 24/10/2011
Código do texto: T3295206