Da conversa com uma Flor












Amigo é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
Amigo vai ser, é já uma grande festa!
                         Alexandre O’Neill


Querida Flor

     Uma das tarefas da amizade é o zelo, o cuidado que dedicamos a quem priva do nosso afeto, e quando me contou do silêncio desconfortável entre você e sua amiga-irmã de convivência de tantos anos, fiquei pensando como é triste situações mal resolvidas entre pessoas que se querem bem.
     O silêncio, para quem ama Flor, tem mesmo um peso insuportável. E nem falo da tristeza em pensar que magoamos alguém que amamos, nem da saudade, da vontade de ligar e saber das novidades ou para simplesmente ouvir a voz e saber que a outra pessoa está bem.
     Já que me contou da sua tristeza por esse estranhamento entre as duas, minha opinião é de que alguém precisa dar o primeiro passo e se, de fato, lhe incomoda, se lhe faz falta esse convívio, que seja você. Querida, guardar mágoa só faz mal. A alma entristece e adoece o corpo, que somatiza sentimentos negativos.
     É próprio de quem almeja a evolução um pouquinho que seja, buscar a luz, se preocupar com quem se ama e se quer preservar a convivência e o afeto, portanto minha Flor não alimente raiva, mágoa ou sentimentos nesse nível. O diálogo franco e sincero ainda é o melhor remédio para resolver os conflitos com quem convivemos.
     Não tenha vergonha de ser humana, de voltar atrás no que disse. Pedir desculpas faz bem a quem ouve, mas deve ser melhor ainda para quem pede, pois é prova que sentiu no coração o desejo infinito do perdão, o desejo de ser bom, compreensível, amável com alguém que magoamos ou porque nos feriu, ou porque um gesto nosso, impensado talvez, feriu de morte um sentimento.
     Não hesite Flor. Lembre-se que esta vida terrena nos impõe situações adversas que nos impedem de dizer a quem amamos o que realmente significam para nós.Quem sabe o quanto ficaremos por aqui ? Não carregue a culpa do orgulho, da soberba, do egoísmo desmedido.
     Não deixe passar a chance de abraçar, de dizer que está com saudades, se ser feliz, de viver uma vida de verdade com seus afetos mais verdadeiros.Promete que vai pensar em tudo que lhe disse ?
    Daqui, da cidade do Salvador, um abraço! Fica com Ele.


Da série CARTAS PARA UMA FLOR...