Querido Papai Noel

Sei que já estou bem crescidinha, mas vim aqui em nome da nostalgia lhe pedir meu presente natalino. Eu vou te confidenciar que eu nunca gostei muito do Natal, não sei definir exatamente porque, mas talvez na minha cabecinha infantil nunca encontrei lógica ter neve nas nossas árvores de Natal, bem como ter esse clima de inverno em pleno verão brasileiro.

De fato confesso que guiada sempre por estímulos maternos, já enrolei muito algodão nas árvores que enfeitava, e disso eu até gostava de fazer! Mas admito que a minha alma sempre se atormentou com essas canções natalinas e esses corais ensaiados exclusivamente para o mês de dezembro.

Mas hoje especialmente não gosto do Natal principalmente pelo significado capitalista que deram para essa data. A comercialização do nascimento do menino Jesus só visa lucros. Cada vez mais se perde o sentido do amor, da comunhão, da família! Hoje se você perguntar a uma criança o que ela quer de presente de natal, assustadoramente você ouvirá uma lista de jogos e eletrônicos... As bonequinhas e os carrinhos perderam espaço para os tablets que nem sequer cabem nas meinhas infantis penduradas perto da chaminé.

Mas quer saber? Minha casa nunca teve chaminé mesmo... E eu te pergunto Papai Noel, será que alguma criança desse século XXI ainda acredita em você?

Duvido... Duvido inclusive que você ainda tenha paciência para ler essas cartinhas... Talvez eu devesse escrever um e-mail, ou deixar um recado no twitter, ou no facebook... Com toda essa tecnologia em nossa volta seria bem mais rápido não é? Mas disso você já deve saber! Sua caixa de e-mail provavelmente já está cheia desses pedidos modernos...

Mas enfim, eu vim aqui te fazer um pedido bem diferente esse ano. Não quero presentes caros, mas com certeza quero algo de valor inestimável!

Meu bom velhinho, eu não vou querer nada material, meu pedido para esse ano é que de alguma forma os sentimentos não sejam comercializados, e que o amor seja doado independentemente de trocas. Que o maior presente seja a solidariedade! E isso eu não vou pedir só pra mim, mas para todas as pessoas de forma recíproca.

Aguardo sua chegada,

Um beijinho de esquimó, Caline Fonseca.