Sobre a salvação "extra ecclesia"

Caríssimo Teófilo,

Esclarecendo suas dúvidas em relação ao meu ponto de vista sobre a “salvação” das pessoas de outras religiões, inclusive cristãos cismáticos (1) (protestantes, anglicanos e ortodoxos). Reafirmo aquilo que recebi do Senhor através da Igreja: Jesus Cristo é o único caminho para nossa Salvação. (cf.João 10,9). E a Igreja Católica é a única Igreja fundada por Cristo, que é seu Corpo Místico continuando na História, de forma que nos leva PLENAMENTE a Jesus (2).

Neste sentido Extra ecclesia nulla salus! (3)por que a Igreja é o próprio Corpo de Cristo presente no mundo a nos comunicar a salvação. Como? Pelos Sacramentos. Quando somos Batizados a Igreja nos Batiza em nome de Jesus Cristo (4)!, quando nos confessamos a Igreja nos perdoa em nome de Jesus Cristo, quando comungamos Jesus Cristo se dá a nós através da Igreja (celebração eucarística), etc. O Mistério da Igreja é grande! Não se limita apenas a uma manifestação da cultura, mas atinge uma realidade sobrenatural e divina!!! Entendeu!!!. Não “é muita pretensão nossa (católicos) querer ser a Igreja de Cristo”, é uma questão de Verdade!!!.

Porém quando dizemos que “fora da Igreja não há salvação”, não estamos condenando aqueles que desconhecem Cristo e a Igreja (outras religiões) pois estes vivendo de acordo com os ditames da consciência (Lei natural infusa), podem salvar-se pela graça e misericórdia de Deus (5).

Em relação aos cristãos cismáticos (protestantes, anglicanos e ortodoxos) eles se separaram da plana comunhão da Igreja (cf. CIC §817) mas imbuídos da Fé em Cristo, justificados pela fé recebida no batismo, são reconhecidos por nós como cristãos e irmãos no Senhor. Reconhecemos nestas comunidades separadas, “muitos elementos de santificação e de verdade” (cf. CIC 818-819) que conduzem para a Unidade Católica da Igreja do Senhor. Por isso dizemos que a Igreja Católica tem a plenitude dos meios que nos levam à Salvação (6)(que é JESUS), em quanto outras comunidades possuem “alguns elementos”.

Assim sendo os Cristãos cismáticos podem salvar-se, mesmo fora da Igreja Católica (visível), na “candura subjetiva ” (7) (como diz D. Estevão) de professar a Fé em Cristo da forma que aprenderam. (no erro da separação, sem os sacramentos, etc). Porém de forma “invisível” eles estão na Igreja, pois só há um Corpo Místico de Cristo, mesmo que com as “feridas” da separação. Entendeu?!.

No mais é ter Fé em Deus e procurar “amar a Deus sobre todas as coisas e próximo como a ti mesmo” e esperar na Misericórdia de Deus!

“A Igreja é o navio que navega bem neste mundo ao sopro do Espírito Santo com as velas da Cruz do Senhor plenamente desfraldadas” [Santo Ambrósio (340-3970].

Esperando ter tirado a falsa impressão de minha suposta “radicalidade” religiosa. Atenciosamente,

L.M.J.

31/10/2005

Notas:

1-Separados.

2-Catecismo da Igreja Católica § 771-780.

3-“Fora da Igreja não há salvação”

4- “In Persona Christi.”

5- Catecismo da Igreja Católica § 847 - 848.

6-Catecismo da Igreja Católica § 830-831.

7-Estar no erro de boa fé, crendo firmemente que professa a verdade.

8-Bispo de Milão, doutor da Igreja. Foi o mestre de Santo Agostinho.

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 26/12/2011
Código do texto: T3407972
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.