Apologia ao Prof. Felipe Aquino I

À Associação Montfort e demais leitores,

Sou Católico, já escrevi algumas vezes para este site, e acho que tem um conteúdo interessante. Respeito suas opiniões e a de seus leitos (cartas), mas não sou obrigado a aceitá-las (em sua totalidade). Muitas vezes o Sr. e sua equipe, tem “opiniões” sobre pessoas e movimentos, e querem que todos aceitem-nas dogmaticamente. É preciso respeitar os outros e dialogar, não denegrir.

Recentemente li em uma carta publicada, críticas severas ao Prof. Felipe Aquino, e suas obras, bem com a RCC. A crítica ao Prof. Felipe, baseia-se na falsa interpretação do leitor, referindo-se ao texto: “A grande maravilha que Deus está fazendo na sua Igreja, por meio da Renovação Carismática Católica, é renová-la no Espírito Santo. Quem não se fechar a essa chuva de graças poderá experimentar uma religião viva, não ritualística, mecânica, sem vida e sem sentido. Será um cristão novo, renovado” (AQUINO,Felipe. Sede Santos!.... 2ªEd.Lorena:Cleofas,1999,p.74).

Lendo todo o capitulo desde livro Sede Santos!... (Cap: 12. Santificados no Espírito Santo), claramente vemos que o Prof. Aquino quer demonstrar que é preciso estar aberto a ação do Espírito Santo, para viver bem a Fé Católica, ele NÃO está dizendo que antes da RCC a Igreja era apenas “uma religião viva, não ritualística, mecânica, sem vida e sem sentido” Estar aberto a ação do Espírito Santo, independe da RCC, pois o Espírito Sopra onde quer, a RCC está sendo nestes tempos apenas um “meio” para se chegar a este Espírito Santo, um meio dentro da Igreja. Pois é evidente que existem pessoas (batizadas), que se consideram Católicas, mas não passam dos ritos, não vivem a graça através da Igreja. É isso que o Prof. Felipe quer evidenciar, jamais denegrir a Mater Ecclesiae. Em relação ao autor da crítica, sugiro que ele leia obras dessa natureza da maneira global e crítica, não baseando-se em apenas um trecho isolado do contexto. Não preciso nem dizer quem costuma fazer essas interpretações fundamentalistas de trechos de textos, canônicos ou não.

É importante salientar que todas as obras do Prof. Felipe, possuem um “Imprimatur”, de um Bispo, por tanto, credenciada pela Igreja, quem é o leigo que pode questionar a autoridade do Bispo (em comunhão com o Papa!) em matéria de Fé? Quais são suas obras? És teólogo és filósofo?. O Prof. Felipe é referenciado por um dos maiores teólogos do Brasil, D. Estevão Bettencourt, O.S.B.:

“O Prof. Felipe Aquino tem-se revelado um fecundo e abalizado escritor sobre temas de espiritualidade. Aborda questões relativas à família, juventude, Igreja (...) É muito rica a documentação teológica utilizada pelo autor, que fala não somente nas bases de suas pesquisas(...).” (Revista Pergunte e Responderemos nº 437, Out/ 1998, p.45-48.)

Creio ser inútil prosseguir nesta ponto pois já esclareci a questão. Quanto à RCC, é preciso evitar os abusos, mas é reconhecida pelo Magistério da Igreja, o Papa Paulo VI, em 1975 no III Congresso Internacional da RCC, deu o seu apoio e João Paulo II em 1979 ratificou a aprovação de Paulo VI, por tanto não é uma heresia dento da Igreja.

Um abraço a vocês da Montfort e demais leitores, continuemos nossa peregrinação rumo à Casa do Pai.

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine” (I Coríntios XIII, I).

“Crux Sacra Sit Mihi Lux

Non Draco Sit Mihi Dux”

Atenciosamente,

L.M.J.

Abril-2005

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 27/12/2011
Reeditado em 27/12/2011
Código do texto: T3409004
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.