Querida B.
     Aproxima-se nosso aniversário de casamento. Sou-lhe grato por esses anos juntos. No início foram de experiências, encontros, desencontros, sorrisos, choros, lágrimas, palavras e silêncio. Deus recompensou o nosso amor e sou-lhe grato por ter-me dado o nosso menino, meu filho!
     Sou-lhe agradecido por você não ser tudo o que eu esperava, ajudando-me a corrigir minhas expectativas e mostrando-me que o “design” de Deus para mulheres é infinitamente melhor que o meu. Nem preciso mencionar os “brindes” que todos os dias você me proporciona com surpresas melhores  que as que eu esperava. 
     Agradeço a Deus por nossas diferenças de estilo, gosto, formação. O casamento é para mim uma escola de libertação do meu individualismo e narcisismo, ensinando-me a andar por veredas para fora de mim em direção a você. É o amor prático, praticado, lidando com as diferenças e quebrando o meu egoísmo colocando-me incondicionalmente a seu lado em momentos nem sempre muito interessantes para mim.
     Sou-lhe agradecido pelo seu jeito feminino de ser e pelas manifestações de “pecado” envolvidas nele no descontrole das emoções. Você me ensina a ser homem diante dessas manifestações para que de forma criativa e amorosa eu a conduza com firmeza (deveria escrever “pegada”?) e sensibilidade. 
     Sou-lhe agradecido pelos nossos conflitos econômicos, exercício do amor sacrificial de abrir a burra, ensinando-me sobre o tanto que ainda preciso mudar para ser um marido adequado, não fosse esse meu abençoado sangue misturado de libanês empreendedor com italiana mão de vaca.
Sou-lhe agradecido, reafirmo, por sua doçura e feminilidade. Exulto por você ser uma mulher tão mulher! Alimentando meus olhos e coração. Permitindo ver, ouvir, tocar seus olhos, suas curvas, sua voz, seu perfume e seu jeito. Preenchendo-me de amor e desejo de cuidar e guardar você de todas as maneiras.
     Sou-lhe agradecido por sua coragem e força. Engana-se aquele que pensa ser a mulher um vaso frágil. Sua força e coragem me desafiam a ser um homem melhor e mais digno da mulher que você é.
     Sou-lhe agradecido por sua simplicidade, amabilidade e capacidade de prover a casa, desafiando-me a oferecer cada vez mais e melhor, permitindo-nos ajudar outras pessoas.
Sou-lhe agradecido por sua mentalidade religiosa e testemunho de que é Deus que alimenta nossa união.
     Minha bela, sou grato por você.