IMPOTENTE.


É NOITE...
CHEGO EM CASA E OLHO O MURO ALTO, QUE ME PROTEGE DAS MALDADES DO MUNDO; VEJO A GARAGEM VAZIA E NA VARANDA A CADEIRA ONDE TANTAS MADRUGADAS ESTIVE SENTADA OLHANDO O CÉU, OLHANDO A LUA... EM PASSOS LENTOS, ARRASTADOS, ACENDO A LUZ DA SALA, VOU ATÉ A ESTANTE E COLOCO NO ALTO A COURAÇA DA GUERREIRA... ESTOU SEGURA AGORA...
OLHO PARA O ORÁCULO ABERTO; DENTRO DO COPO COM ÁGUA PEDRAS QUE VIERAM DE CACHOEIRAS DISTANTES, DE ALGUM LUGAR DO MEU PASSADO... OS INCENSOS APAGADOS, O LEQUE FECHADO, AS CARTAS DE TARÔ ENVOLVIDAS NO LINHO BRANCO, HÁ MUITO ESQUECIDAS... AGORA, A CIGANA NÃO DANÇA...
ACENDO A LUZ DO QUARTO; A CAMA GRANDE DEMAIS, SEM MEMÓRIA DE PAIXÕES VIVIDAS, DE CORPOS SUADOS, DE HISTÓRIAS DE AMOR;OS TRAVESSEIROS QUE TANTAS VEZES AMPARARAM MINHA CABEÇA COM SONHOS, FANTASIAS, ILUSÕES DESFEITAS, DUVIDAS, MÁGOAS, SAUDADE DOS AMIGOS E QUANTAS LÁGRIMAS FORAM SUGADAS POR ELES!... APAGO E LUZ E FECHO A PORTA... AGORA A MULHER ESTÁ EMERGINDO DE MAIS UM DESENCANTO...
CAMINHO SEM PRESSA ATÉ O ESCRITÓRIO, ACENDO A LUZ, A ESCRIVANINHA COM A VELHA MÁQUINA ELÉTRICA FECHADA, AO LADO, AS FOLHAS DE OFÍCIO QUE ESPERAM UM DIA DEIXAR DE ESTAREM EM BRANCO. AS CANETAS NO ESTOJO, O PC EM OF, QUE SEMPRE TRAZ O MUNDO, PESSOAS, ALEGRIAS E DESENCANTOS... A CADEIRA VAZIA QUE ESPERA PELA POETISA QUE AGORA NÃO ESTÁ INSPIRADA... APAGO A LUZ E FECHO A PORTA.
NA COZINHA A MESA QUE EM OUTROS TEMPOS MAL CABIAM OS AMIGOS... RISOS, PIADAS, FILOSOFIAS - TANTAS ALEGRIAS!... - FUI RESUMINDO-OS AO HORÁRIO COMERCIAL... FALTAM-ME TEMPO!... PODE SER AMANHÃ? TAMBÉM TRABALHO NO FIM DE SEMANA!... DESCULPE, NÃO DÁ!... POSSO TE LIGAR DEPOIS? TE MANDO UM E-MAIL DE ANIVERSÁRIO!... ESTOU OCUPADÍSSIMA AGORA!... E HOJE, NEM MESMO EU ME SENTO NESSA MESA. A VIDA SOCIAL ESTÁ APAGADA...
VOU PARA A SALA, ME SENTO NA POLTRONA E OLHO EM CADA MOBÍLIA, EM CADA OBJETO QUE CONTAM PARTES DA MINHA TRAJETÓRIA!... OS QUADROS PENDURADOS... FICO OLHANDO PARA O RELÓGIO NA MOLDURA DO CHARLIE CHAPLIN COM O CACHORRO, OS PONTEIROS NÃO PARAM!
A VIDA TEM ME POSTO EM PROVA! COMO SE QUISESSE TESTAR TODOS OS PRECEITOS E CONCEITOS QUE ADQUIRI AO LONGO DO TEMPO! SÃO TAPAS NA CARA, SOCOS NA BOCA DO ESTÔMAGO, FACADAS PELAS COSTAS, RASTEIRAS, MENTIRAS, DÚVIDAS SEM CERTEZAS!... E EU BRIGANDO, APANHANDO E LEVANTANDO! ME FORTALECENDO... CONCLUINDO QUE ENSINAR É MAIS FÁCIL QUE APRENDER! QUE CAIR É MAIS RÁPIDO QUE SE LEVANTAR! QUE PERDOAR É MAIS DIFÍCIL QUE RESSENTIR! QUE ACERTAR É MAIS DIFÍCIL QUE ERRAR! QUE SER IGUAL É MAIS SIMPLES QUE SER DIFERENTE!... E ME SINTO ALIENADA! BANIDA! IMPOTENTE!
O DIA DESPERTA...
OS PÁSSAROS CANTAM... ME DÃO "BOM-DIA!"...
ME LEVANTO, ME REFAÇO... NÃO VOU DESISTIR!
VOU PELO CAMINHO MAIS DIFÍCIL, SOLITÁRIO, NÃO QUERO SER IGUAL! MESMO APANHANDO, SOFRENDO, NÃO QUERO DEIXAR DE "CRER"; NÃO QUERO PERDER A MINHA FÉ, A MINHA ESPERANÇA, O MEU SORRISO E MUITO MENOS A MINHA PAZ!
CONTINUAREI SENDO, UNICAMENTE, EU...



(*) N.H.: AOS AMIGOS, NÃO SE PREOCUPEM!... ESTA FOI UMA MADRUGADA DE REFLEXÃO E NÃO DE SOFRIMENTO! AMO VOCÊS!




HERMÍNIA ROHEN
Enviado por HERMÍNIA ROHEN em 04/02/2012
Reeditado em 02/04/2012
Código do texto: T3480336
Classificação de conteúdo: seguro