Coleção Mossoroense de 2009 - De volta pra casa



Em outubro de 2010 recebendo o carinho
de amigas e amigos queridos: os poetas de Mossoró


Mestre e querido amigo Raimundo Antônio


     Sei que me conhece um pouco e sabe que nenhum presente me faz mais feliz do que os que sei serem frutos do afeto e do cuidado de amigos queridos.   Quando em 2010 estive aí em Mossoró um grupo seleto de pessoas queridas me recebeu de braços abertos e, além da amizade que continuamos regando com o zelo que ela merece, esse grupo me presenteou com uma linda cesta básica para alimentar minha alma: livros e mais livros da Coleção Mossoroense de 2009!
     Na volta para casa, a mala com os livros e meus pertences “resolveu” ir à Santa Catarina sem mim e amarguei quase uma semana de expectativa para que retornassem sãos e salvos ao meu convívio. Desde lá me fartei de boa leitura, das curiosidades históricas do lugar, do talento e da seriedade com que os autores  trataram suas obras.
     Querido amigo, minha consciência de amiga e de leitora me faz lhe informar que esse presente tão especial já cumpriu sua função. Digo sem medo de errar que a riqueza histórica, cultural e informativa do “País do Mossoró” em cada livro desses é um exemplo vivo de como se faz cultura com seriedade. Sem sombra de dúvidas a Fundação Vingt-un Rosado, responsável pela Coleção Mossoroense na parceria com a Petrobrás prestou e presta um inestimável serviço ao povo mossoroense, reeditando obras fundamentais para a preservação de sua memória e editando novos livros de quem pesquisa e faz história na literatura brasileira, como é seu caso, o de Ângela e de Mário Gerson.
     Repito que cumpriu sua função e informo-lhe também que vai receber pelo correio, em seu nome e endereço, parte desse lindo presente que ganhei e peço sua compreensão e colaboração para que faça saber as  queridas Ângela, Antônia Zilma, Márcia Kaline, a Mário Gerson  e o poeta Ântonio Francisco- o presente foi de vocês! - da minha intenção de que esses livros circulem nos lugares em que agora serão mais úteis e necessários, possivelmente em alguma biblioteca da cidade ou sala de leitura de uma escola, pois se trata de um acervo raro e precioso para professores, alunos e a população de Mossoró, de modo geral. Certamente terão melhor uso que apenas enriquecer minha humilde biblioteca.
     E se alguém achar estranho que eu passe adiante um presente escolhido com tanto carinho eu responderei de imediato que é com o mesmo carinho que presenteio o espaço que será escolhido por você para receber os livros.Sei também que encantará outros tantos como me encantou e seu conhecimento circulará entre muitas pessoas cumprindo sempre a função para qual foi escrito.
     Listo aqui o que o que estou lhe reenviando, confiante que lhes dará melhor destino. São eles: “História de Mossoró”, de Francisco Fausto de Sousa; “Notas e Documentos Para a História de Mossoró”, de Luís da Câmara Cascudo; “A Guerra dos Bárbaros”, de Affonso E. Taunay; “Os Revoltosos de São Miguel”, de Raimundo Nonato; “Terra Nordestina – Problemas, Homens e Fatos”, de José Octávio Pereira de Lima; “O Calvário das Secas”, de Eloy de Souza; “Minhas Memórias do Petróleo Mossoroense”, de Vingt-un Rosado; “Lugares do passado ou espaços do Presente”, de Andréia V.F. Costa; “Patrimônio Arqueológico de Carnaúba dos Dantas”, de Helder Alexandre M de Macedo.
     É claro que os demais livros, por afeto e preferência ficarão comigo para que eu os empreste e faça circular a boa literatura que se produz por aí. A lembrança do carinho e consideração de vocês são os presentes que meu coração e minha alma guardam como um tesouro de rara beleza e inestimável valor.
     E isso, como disse o Mestre Lua, “eu não vendo, não troco e nem dô!” Um abraço, Mestre!