Os caminhos da alma - resposta a uma amiga

Sim, os estudos feitos para o entendimento da alma não têm como princípio o sentimento, mas a compreensão. O raciocínio é um processo mental e jamais poderemos compreender como funcionamos a partir da mente, pois para ela o princípio é a partir do conhecimento adquirido. O arquivo da mente é o ego, é lá que ela vai buscar as informações para agir no dia a dia. O ser humano tem trabalhado no sentido de compreender o funcionamento da alma para poder tirar dela o maior proveito, você tem alguma dúvida de que somos capazes de fazer isso?

O sentimento é intangível, impossível de ser compreendido através da mente, por que ele vem da alma. O pensamento já é algo mais tangível, sendo plenamente detectável e manipulável. Tanto isso é verdade que já se faz o que se deseja com a mente da maioria das pessoas, mas em determinado momento tudo muda. As pessoas mudam e não se sabe por que. A resposta está exatamente no movimento da alma, que foge totalmente à nossa compreensão, por que não é retilíneo como o pensamento. O pensamento tem uma lógica, o sentimento tem nenhuma e assim por diante.

Ainda não se tem uma forma para adequar o nosso conhecimento ao movimento da alma. Por exemplo: o que as pessoas procuram nas drogas? O que as drogas proporcionam que tanta gente procura? A droga limita a ação da mente. Pode perguntar a qualquer usuário de drogas. O sentimento passa a ser a predominância e é exatamente isso o que emociona e alucina as pessoas. A alma passa a ter uma ação direta sobre o corpo, que por estar afetado pelos acidos, não responde direito à sua vontade. Mas mesmo assim, ela tem uma impressão de total liberdade.