Carta para Viviane.


 
Curitiba, 1º de maio de 2001.

                      Filha, procurei um cartão que realmente fosse um elo entre nós duas, não achei!!! Procurei por palavras que colocassem com clareza sua importância no meu mundo e novamente não achei!!!
Talvez você não tenha atentado para o fato de ser minha quarta filha, pense bem e verá que tenho razão.
Levar sua “pessoinha” comigo até o momento do nascimento não foi fácil, apresentá-la ao mundo também foi difícil. Mas valeu a pena esperar por este quarto personagem, pois foi ele quem deu amor, docilidade, meiguice e uma coragem invejável a este “nosso mundo”, e ao mundo de tantas outras pessoas que sabem que podem contar com você.
Com seu nascimento só recebemos graças e vantagens, valeu a pena o esforço... Você chegou para alegrar meu coração.
A minha “bonequinha” era linda, meu orgulho. Desabrochou como uma mulher muito bela, compreensiva e amada.

 Sofreu, lutou como uma leoa em defesa da cria, foi forte o suficiente para preservar os valores que tornam as pessoas fortes e completas, das outras que vacilam ante as dificuldades, fracas e medrosas. Você é das que vencem desafios.
Desde o meu ventre, você demonstrou que era forjada no fogo do desafio e resistiu até chegar o momento certo. E venceu! Nasceu no momento abençoado...
Como mãe, nem sei o que escrever, por que mãe é meio ou “totalmente” tonta como eu, quero escrever tanto que não sai nada, dá um nó  na garganta e acaba na frase chavão: “Eu te amo muito”, Obrigada por ter nascido” etc, etc, etc.
Mas como mulher e amiga, principalmente como amiga e confidente, quero agradecer profundamente o apoio que tenho recebido, os desabafos e a sua demonstração de carinho.
 Acredite, você como mulher e mãe realmente me enche de orgulho, e mais amor, se isto for possível...
Me perdoe se não correspondi a alguma expectativa sua...Creia que não foi por falta de amor, mas por pura “burrice”.

Conte sempre comigo para o que der e vier, estarei ao seu lado, e ao lado da “minha menina” sei que nada poderá nos vencer. Afinal nossa luta junto e unidas começou bem antes de você nascer e não será fácil nos derrotar.
Minha filha, Deus te abençoe muito e sempre, que Ele esteja sempre ao seu lado protegendo-a, e que me ajude ainda a ampará-la sempre com todo meu amor.
                                                         Beijos, sua mãe,
                                M.Helena M.

Helena Terrivel