SÚPLICA AO PAI POR MINHA MAMÃE RAIMUNDINHA.

 
Belém/Pa, 10 de Junho de 2010.


Amado Papai do Céu, meu glorioso Deus;


Quero pedir ao Senhor, que deixe a minha mãezinha Raimundinha conosco por mais alguns anos pela frente. Ela está em um leito de dor, e já passou por tantos sofrimentos.

Venceu o câncer em uma das mamas que tanto nos alimentou, eu e meus cinco irmãos. Já passou por um AVC, Já teve os membros superiores fraturados, por duas vezes devido a osteoporose, sofreu com problemas respiratórios complicados, enfim, Tu bem o sabes, pois Tu meu Senhor sabes de tudo.


Sei que Tu Senhor, sofrestes pela humanidade inteira e também sei que tem pessoas que padecem males bem maiores e incuráveis. Entretanto, o nosso egoísmo nos leva a imperar sempre mais e mais pelos nossos mais próximos.


Quando se trata de mãe então...


Sofro indizivelmente só de pensar na sua partida, e prefiriria ir primeiro, se fosse me dada a faculdade de escolher e decidir ...


Sabe Senhor, eu sei que não sou digna de intervir em teus desígnios, mas insisto assim mesmo. Que
meu pedido possa ser atendido! Também  sei que rezo diariamente e em minhas orações repito dizendo que "Seja feita a  Vossa vontade", mas; mesmo assim te peço:
Deixe a mamãe Raimundinha conosco ainda mais um pouquinho?


Deste já eu agradeço-te meu Senhor e meu Deus, desta filha que tanto te ama.


Madalena de Jesus.


 
 
A CARTA ACIMA FOI ESCRITA EM 10 DE JUNHO DE 2010 E A NOTA ABAIXO FOI FEITA EM 14/10/2014 - 4 ANOS E 4 MESES DEPOIS.

MEU PAI, E MEU DEUS DE AMOR, MEU PAI TODO PODEROSO. MUITO OBRIGADA POR TER ATENDIDO AO MEU PEDIDO, ESTE PEDIDO FEITO AI NA CARTA/SÚPLICA ACIMA. AFINAL, EU E MEUS IRMÃOS E TODOS OS NOSSOS FAMILIARES, ESTIVEMOS NO DIA 30 DE AGOSTO DE 2014,  COMEMORANDO OS 70 ANOS DA MAMÃE RAIMUNDA BAENA DE JESUS = A  RAIMUNDINHA.
MINHA MAMÃE É ESTA PEQUENA-GRANDE MULHER QUE ESTÁ BEM NO MEIO DA FOTOGRAFIA ABAIXO, LADEADA POR MIM, MEU MARIDO JORGE GOMES E MEUS FILHOS JORGE LUCAS E FERNANDA KELLY. 

 

 
 


E hoje, venho fazer uma terceira edição no presente
texto agradecimento / carta súplica acima.


 
No aniverário de 71 anos de mamãe Raimundinha, em 30 de agosto de 2015 minha mãe estava internada e em estado de aparente recuperação, apesar de que os laudos médicos atestavam complicações em seu estado de saúde - nós - eu, meus irmãos e sobrinhos/netos - fizemos uma singela comemoração lá mesmo no Hospital D. Luiz - Associação Benemérita Beneficente Portuguesa de Belém do Pará. Foi mais um 'festejo' para mamãe. Ela só poderia receber duas visitas pela manhã e duas pela tarde, mas, nós pedimos autorização à direção hospitalar e assim, o pedido nos foi concedido, afinal, na ocasião, estávamos em 7  filhos, 17 netos, e 10 bisnetos, e todos queriam vê-la. Enfim, providenciamos presentes, um bolo confeitado,  flores, balões...

Eu, meu irmão, sua filha, minha cunhada estivemos pela manhã e foi tudo singelo e calmo. Mamãe recebeu iúmeras ligações telefônicas lhe parabenizando e lhe desejando saúde. Um dos telefonemas foi da Sra. Romana, e foi bem emocionante por que ambas se pediram e se disseram palavras de perdão ...

Pelo período da tarde foi a vez de mais visitas das filhas e netas e as minhas irmãs fizeram filmagens, fotos, canções e declamações. Muitas homenagens para nossa mãezinha, que adorava fazer e receber essas coisas.

Mamãe foi hospitalizada no mês de agosto de 2015. Ela passou as férias de julho, se queixando de dores, tinha dificuldades respiratórias e ainda sofreu uma queda o que agravou ainda mais seu estado de saúde. Teimosa como ela só e também por que ela insistia que estava constantemente indo ao médico e  não dava nada e, isso era verdade, de modo que ela adiou o retorno para fazer novos exames .

 
Eis que, no comecinho de agosto de 2015, ela foi internada com urgência após vomitar sangue, muito sangue ...
Descobrimos que mamãe estava com 'cirrose medicamentosa'. Posteriormente, foi atestado ainda problemas de aumento do volume da glândula tireóide geralmente causado pela falta de iodo (nódulos chamados de bócio).

A médica da mamãe daria alta para ela no sábado ou no domingo, porém, na sexta feira, já estava agendada desde antes do internamento de mamãe, uma festa de 15 anos para a minha sobrinha Nayara Caroline. Dentre várias vezes em que minha irmã pensava em cancelar e/ou adiar sua festa a mamãe era a primeira a dizer que ela fizesse a festa da netinha.

Em nossa enorme família temos por tradição fazer festejos de 15 anos. A mamãe além de dizer para não cancelar os festejos, ainda mais que isso, ela simplesmente, insistia que iria comparecer ao evento e ficava pedindo para a médica antecipar sua alta, falava em fugir do hospital e por ai vocês podem imaginar ...

Mamãe recebeu alta no dia 04 de setembro de 2015 (era justamente a sexta feira do festejo do aniversário) pela manhã, quando ela chegou do hospital, desceu do carro, sustentada pelo meu irmão 'Agostinho', como ela o chamava - parou na frente, perante o portão de casa e chorou, foi uma cena muito triste.

Os fatos deste dia foram diversos e controversos e eu prefiro omitir para não me ferir ou ferir outros com acusações ou julgamentos que - só agora - penso ser desnecessário.

 
Mamãe foi ao seu último baile, ela insistia em ir cedinho ao salão (rsrsrs) ela quis comer os doces de sobremesas (ela adorava) - nós demos - Muitos nos criticaram ... ela foi levada para casa e minha irmã Dinha a acompanhou, porém, ela sofreu um AVC e retornou em ambulância emergencial ao hospital.

Mamãe faleceu no feriado de 07 de setembro de 2015 - uma
(segunda-feira), ela se foi como uma borboletinha - ela amava borboletas - e sua alma voou para Deus.

Às vésperas  de sua morte,  a minha cunhada Márcia tinha ficado com ela no hospital durante a madrugada de sexta para o sábado, e eu fui substituí-la na metade do dia, passei a tarde, a noite, a madrugada adentro; e o domingo todinho.

Uma lembrança linda e persistente foi quando a levei domingo de manhã para caminhar pelos corredores do hospital e ao passarmos pela ala dos nascituros ao vermos muitas mamães passeando com seus bebês mamãe assim falou: _ Todos os dias uns nascem e outros morrem ... essa palavras acertivas ficaram gravadas em mim.

caminhamos juntas até a janela e o dia estavam lindo, claro, com nuvens de um azul límpido com nuvens branquinhas e o verde das árvores ao redor davam ao ambiente um belíssimo quadro a ser contemplado e eu falei com o Senhor e rezando pedi que mamãe repetisse comigo as palavras de agradecimento por toda a natureza e pela vida e também pedindo perdão por todas as nossas faltas. Eu como que pressentia que mamãe estava indo, seus passos eram lentos, sua voz quase inaudível, enfim, sua vida estava esvaindo-se.

No horário da visita matutina, a presença da prima Regina Muniz e seu esposo fez brotar lágrimas de emoção e agradecimento dos olhos de mamãe e dos meus também.

Já, por volta das 17h30  sai do hospital sendo substituída pela mana 'Bebel' . O Márcio meu sobrinho levou lá o Padre e durante a madrugada minha irmã nos avisou sobre o óbito de mamãe.

Eu senti e aindo sinto que ela partiu em paz ...

Abaixo vou postar uma foto que a minha irma 'Dinha' fez, quando ela levou-a a passear no pátio do hospital, no exato instante em que meu irmão Augusto, que estava em trabalho, passava no carro Sedex do Correio/Pa.  Ocasião em que ela acenou com seu lencinho branco ...

Toda vez que eu lembro esses momentos, eu irrigo meu coração ...
 

Maria Madalena de Jesus Gomes
Enviado por Maria Madalena de Jesus Gomes em 10/06/2012
Reeditado em 12/09/2017
Código do texto: T3716256
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.