Carta aos rotarianos de todo Brasil

Carta aos rotarianos de todo Brasil

Meus estimados presidentes eleitos e seus conselhos diretores, vamos juntos mostrar ao Brasil e ao mundo o quanto é valoroso os trabalhos dos Rotary clubes.

Companheiros e companheiras, inicia-se mais um ano rotário sob o lema

” Paz através do servir”.

Os rotarianos se preparam para iniciar suas atividades com grande entusiasmo e compromisso renovado.

Somos hoje uma instituição moderna cujas rotinas e procedimentos se alicerçam num padrão altamente profissional, por isso mesmo, cada vez mais produtivo e eficaz.

Nosso Lema do ano rotário 2012-2013 tem um significado especial, pois ao compreendê-lo, internalizá-lo e divulgá-lo com a ênfase que nos solicita as diretrizes de nosso presidente Sakuji Tanaka, nos deparamos com a real possibilidade de disseminar o bem na sua essência e o ético na dimensão desejada pela sociedade.

São Tomás de Aquino escreveu que “ A essência do mal é a privação ou ausência do bem”. Podemos assim também afirmar que a essência da paz é a ausência de conflitos.

Não obstante Albert Einstein escreveu “ O mundo não será destruído por aqueles que fazem o mal, mas por aqueles que os assistem sem fazer nada”.

Assim, Será a paz, apenas e tão somente, a possibilidade do resguardo mínimo da nossa integridade física, material, pessoal e familiar?

Será a paz apenas e tão somente não nos deixarmos atropelar pela incoerência, pela insensatez, pela intransigência e pelo desamor?

Até quando conseguiremos conviver com atos diários de violência e de vandalismo que afrontam as soleiras de nossas portas?

Até quando conseguiremos ouvir impassíveis o grito dos acidentados num trânsito caótico que mutila e mata?

Até quando enxugaremos as lágrimas dos pais que choram pelos seus filhos assassinados?

Conseguiremos ter paz ao nos depararmos com o aumento incontrolável do consumo de drogas que matam nossos jovens e destroem famílias inteiras levando-as, ainda, à dor mais intensa enquanto seus filhos se aviltam nas sarjetas e nos presídios?

Teremos paz enquanto mães e pais choram por seus filhos que morrem desassistidos por uma sociedade que nega-lhes um mínimo de amor e proteção?

Ora! — Companheiros! — Estamos assistindo, , passivos como gado, o mundo desabar em violência e corrupção sobre nossas cabeças. O desvalor gradativo da educação, da saúde e da família vem trazendo junto violência e intolerância disseminados como o vento..

Meus caros companheiros! — É através da educação e da participação, que impediremos o cavalgar galopante da corrupção.

Ser um rotariano não é apenas dar uma contribuição mensal e participar das reuniões. Ser rotariano não é dar esmola.

O Rotary não precisa de esmola, antes de sua contribuição ele precisa de sua ação. Ser rotariano é ser guerreiro, é estar disposto a lutar contra qualquer injustiça e covardia.

Ser Rotariano é estar ativo dentro de sua sociedade é se envolver para envolver a humanidade. É ser um agente eficaz de mudança para transformá-la para melhor atender seus entes.

Assistimos estarrecidos aos acontecimentos que rondam nosso judiciário e nossos políticos. Contraventores e bandidos se misturam e se interagem dentro do que deveria ser a essência da justiça e da retidão.

A ética e a honestidade passou a ser ridicularizada. O honestos são chamados de rebeldes e aqueles que exigem direitos são rechaçados com rigor, assistidos pelo maioria do povo que segue passivo e calado.

Infelizmente estamos vivendo uma sociedade infiltrada por corruptos mascarados pela mídia que esconde os fatos por estar comprometida com o governo e suas falsas estatísticas ou refém dos acontecimentos.

Caros companheiros, Quando o governo é corrupto, o juiz se torna injusto, a polícia se torna bandida, a sociedade torna-se refém e o sofrimento alheio fica parecendo normal.

A corrupção desequipa, desprepara, desagrega, desmobiliza, desestabiliza e desmonta a policia e a sociedade. Milhares de pessoas morrem por ano por falta de segurança pública efetiva.

A paz costuma ser frágil, por isso deve ser cultivada com vigor, persistência e interesse. Concretizada, teremos todos, a obrigação assumida de abrigá-la em nossos corações e de concretizá-la em todas as nossas ações de forma responsável e continua. Dar-lhe as mãos, as duas mãos, conduzí-la e protegê-la.

Temos que resguardá-la dos inescrupulosos e dos corruptos, dos aproveitadores e dos imorais.

Com a paz e pela paz selaremos um grande e indissolúvel pacto. Um pacto de não violência e de liberdade, de tolerância e de respeito, de justiça e de trabalho.

Que o nosso compromisso seja, agora mais que nunca, encontrar a paz através do servir.

29/062012

Lucas Gomes Arcanjo - Presidente do Rotary Club de Contagem Sede 2012-2013.

Lucas de Arcanjo
Enviado por Lucas de Arcanjo em 29/06/2012
Código do texto: T3751685