'Dia, cumpádi Vírsu. Óia, eu gostei dimais da conta desse seu disabafo, viu... Ieu tomêm andu mêi suzinha aqui nessa cidadi di meu Deusu, qui nem cachorro pirdido,andano pra lá e pra cá, cum sodadi dus amigu qui faiz tempu ieu num vejo. Cumpádi, nóis caminha pela vida, mêi sem rumu, vamo percorreno us camim qui a sorti manda pra nóis.
 
É um cadim di duença qui chega sem avisá, é us pobrema qui nóis num consegui resorvê, intão, cuânu nóis si apercebi, u tempu passô, u ventu levô i a genti dus amigo si afastô. Num é pur farta di mizadi não, cumpádi, tarvêiz, quem sabi, inté é a  idadi qui chegô, as força cabo i a indepreção si alojô nu nosso peitu, fazênu uma bagunça danada.
 
Cumpádi, ancim cuma vosmicê, ieu tenhu vontadi di vizitá meus amigu, cunhecê as pessoa qui tantu tempu já mora nu meu corassão. I é genti dimais da conta, cumpadi. Cumeçânu pelo Ríi di Janêro qui tem ocê, meu cumpádi quiridu, u Mario Rubertu, a Rosa Pena, i tantus ôtru qui nóis ama pur dimais!
 
Im Minas Gerais intão, ieu fiz mizadi cum montão di gente boa, qui Deusu colocô nu meu camim, meu fio! Us minêru – qui ieu tomem sô, né – é uma parti du meu corassão. Genti pur dimais acoiedôra, qui arrecebi a genti cum a arma cheia di amô. Nas Minas Gerais, só tem um pobrema, amigu. U povo faiz a genti cumê dimais aquelas coisa boa qui elis faiz. Ieu vórtu di lá mai gorda, issu num é bão. Hehehe...
 
Só mêmu pra falá di arguns, módi qui num vai cabê todo mundo aqui, dus minero bão dimais da conta, tem a Cilina, Fernanda, Ceres, Edsu, Ângila, Maria Olímpia, Sirvânu Arves, Mirah (minera bunita dimais da conta, pueta sensívi), Marina Arvis, a Maria (contadora di causus bão), FranMello, a Águida (qui é minha conterrânha quirida lá das Campina Verdi), u pueta muitu bão, Deley, i por aí afora... Todus mora nu meu corassão, bem guardadim.
 
Cumpádi, essi Brazir é grandi dimais, meu amigu. Nóis caminha pelo norti i nordesti, é genti boa qui num caba mais... É a Fernandinha, a Helena Luna (muié boa i puéta das mió qui cunhici), Arão Fio, Ansilgus, Airam Ribêru, Ângila Rudrigui, Marni Pimentel, i minha amiga quirida, prefaciadora du meu livro, muié intiligenti qui nen ela só, cronista, filósofa i pueta – Zélia Freire.
 
Viajânu lá prus lado di Brasía, intão, nem si fala, di tanta genti boa qui cunheçu pur lá. É Nena, Paulo Fio,  minha amada mana qui é amiga di todas as ora, qui já cunhici um dia aqui im Sum Paulo, Hull. Cumpádi, é tanta genti qui, cumu já falei, num cabi aqui.
 
Sem falá us amigo do Sul, cumu a Nana Okida, Ivany e tantus ôtru... Fora qui inda num falei di meus cunterranho aqui dessa cidadi ondi moro á quarenta i dois anu. Tô cheia di amô pur Sum Paulu, pelos paulistano i us paulista. Todos tão menagiado aqui nessa cartinha.
 
Cumpádi, ocê mi adiscurpi, pela resposta grandi dimais da conta. Ieu tenhu qui pará pur aqui, sinão issu vira um rumance, i vai cansá us leitor di tanta coisa qui iscrivi. Mai issu, meu cumpádi quiridu, é só pra amostrá procê u valo qui sua mizadi me traiz. É só pra dizê qui, mêmu ozenti desse recantu di puetas quiridu, meus pensamentu voa longi, todu dia, módi prusiá cum meus amigu quiridu qui fiz nessi sáiti di puisia.
 
Um beijo nu seu corassão, cumpádi.
 

 
(Milla Barbosa Pereira)

 

 
Para quem quisé cunhecê a crônica di WRAMOSS, ela tá aqui:
http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/3757648


UMA QUARTA-FEIRA DE LUZ E PAZ A TODOS!