ÁGAPE, PHILOS E EROS

 

Aos meus filhos, com amor...

Após meio século de peregrinação por este mundo, muitas coisas eu já vivenciei e aprendi, porém, tenho consciência de que nesta vida serei sempre um eterno aprendiz.

Apesar de ser ainda muito imperfeito e um aluno pouco eficiente, gostaria de passar para vocês algo daquilo que de mais importante já aprendi.

Nesta sociedade capitalista, materialista e consumista em que vivemos, somos envolvidos continuamente por muitas mensagens e ilusões que na maioria das vezes nos levam à frustrações e decepções.

O nosso bem estar, felicidade e paz não são encontradas na idolatria desse deus mercado que tentam nos impor e ao qual a maioria está sendo convertida e escravizada.

As ilusões mais frequentes através das quais essa idolatria tenta nos dominar estão relacionadas com a importância da matéria, do poder e da fama.

A preocupação em obtê-las e acumulá-las está na raiz de todos os males que escravizam e transformam a humanidade, que por natureza é boa, em algo muito ruim e semelhante à natureza irracional.

Para alcançar a felicidade e a realização plena, muito mais importante do que ter muito dinheiro ou bens materiais, ser muito poderoso ou muito famoso, é ter sabedoria e muito amor.

Porque a matéria, o poder e a fama são muito passageiros e prescindíveis enquanto a sabedoria e o amor são eternos e indispensáveis.

A sabedoria principia no temor à Deus, que nos leva a ter cada vez mais amor; mesmo porque Deus é amor. Ter temor à Deus não significa ter medo Dele, mas sim procurar respeitar e seguir a Suas leis que estão contidas na Bíblia, cujo conhecimento, estudo bem assessorado e leitura frequente é fundamental e indispensável.

Ter muito amor não é apenas ser muito amado mas principalmente amar muito. Quanto mais amarmos mais seremos amados.

Esta é a regra simples e fundamental deixada pelo Nosso Senhor Jesus Cristo: devemos amar à Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

Apesar de simples, não é muito fácil aplicá-la permanentemente na nossa vida.

Para amarmos à Deus devemos seguir as Suas leis e para amarmos o próximo como a nós mesmos, podemos começar por não fazer à ninguém nada daquilo que não gostaríamos que fosse feito conosco e praticar sempre a caridade para com todas as pessoas.

Para entendermos melhor o que é amor, creio ser interessante começarmos por conhecer melhor o significado dessa palavra.

A origem etimológica da palavra amor na nossa língua portuguesa é da palavra "amore", do latim, que significa sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem ou de alguma coisa.

Porém, existem diferentes formas de amor; mas na lingua portuguesa não encontramos diferentes palavras que as diferenciem.

Na língua grega essa possibilidade existe pois nela encontramos as palavras "ágape", "philos" e "eros", todas relacionadas ao amor.

"Eros" é o tipo de amor mais inferior e refere-se ao amor que existe entre o homem e a mulher ou entre amigos e colegas e que normalmente é condicionado à troca de interesses ou satisfação de desejos mútuos; enquanto existir a troca ele perdurará, se a troca deixar de existir ele morrerá.

"Philos" é um tipo de amor mais elevado do que "eros" e é o amor existente entre pais e filhos ou entre irmãos consanguineos ou parentes mais próximos; normalmente é o amor que existe no ambiente familiar e que não é condicionado à troca de interesses como no caso de "eros".

"Ágape" é o mais elevado tipo de amor: é o amor de Deus para com todas as suas criaturas e o amor das criaturas para com Deus. É o amor incondicional, ele existe independentemente de qualquer condição ou troca, é gratuito, e não se pode medir a sua extenção porque ele é infinito e eterno.

Portanto, conhecendo melhor o que é o amor, podemos priorizar e dar mais ou menos valor aos seus diferentes tipos, ou seja, devemos procurar e praticar sempre o amor e a caridade, porém em primeiro lugar devemos priorizar a nossa relação de amor para com Deus, pois "ágape" é o mais importante.

A seguir devemos nos preocupar e cultivar sempre "philos" por ser, abaixo de "ágape", o mais significativo e sempre presente na nossa vida.

E por último devemos nos preocupar e sermos conscientes das limitações de "eros", cujas frustrações e decepções não nos devem deprimir, por ser ele o mais passageiro e inferior dos tipos de amor e cujas eventuais ausências são plenamente compensadas quando estamos devidamente abastecidos por "philos" e principalmente por "ágape".

De qualquer maneira, como diz a canção, "toda forma de amor vale a pena", porém, não podemos viver sem "ágape", jamais devemos desprezar "philos" e devemos sempre buscar "eros" na medida das nossas necessidades humanas e sempre conscientes das suas limitações e fragilidades.

Por fim, um outro verso de uma outra canção: "é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã; e se você parar prá ver, na verdade não há...", portanto não deixem para amanhã o que vocês puderem amar hoje, porque nunca saberemos até quando teremos amanhã, nunca nos esquecendo da prioridade e sequência obrigatória, sem a qual a plenitude do amor é impossível: "ágape", "philos" e "eros".

E para completar, cito a minha oração preferida, que contém as principais chaves referentes ao amor e a fórmula completa para uma vida feliz, que é o que eu desejo a todos vocês com muito amor:

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Senhor, fazei-me instrumento de Vossa paz!
Onde houver ódio que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé;
Onde houver erros, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz!
Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado;
Mais compreender do que ser compreendido;
Mais amar do que ser amado.
Pois é dando que se recebe;
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive para a vida eterna!

Com um beijo,

Paz e Bem!

Wilson Madrid


*Depois de quase 10 anos eu reli e resolvi publicar esta carta, que escrevi e entreguei para os meus amados e abençoados filhos em 20/SET/2002, pois na minha opinião ela nunca deixará de ser atual e o seu conteúdo merece ser compartilhado com todos.



 

Wilson Madrid
Enviado por Wilson Madrid em 05/07/2012
Reeditado em 19/01/2013
Código do texto: T3762419
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.