vovo_neta03a.jpg

Vó,

Chorei muitas vezes em seus braços quando me sentia injustiçada por minha mãe.
Avó é pra isso mesmo. Pra ser mãe duas vezes. Pra ser mãe que paparica sem broncas, cobranças ou muitas expectativas.
Avó tem a vantagem de estar muitos anos à frente de nosso tempo, de nossas verdades e ainda assim (e talvez por isso mesmo...) nos compreender e acolher nos erros que se diferenciam com as mudanças de costumes de geração em geração, mas mantêm a mesma essência.

Quero dizer e te direi pessoalmente, que te amo muito mais do que pode imaginar.
Te admiro por sua paciência, tolerância e acima de tudo pela guerreira silenciosa que sempre foi.
Quantas vezes você deve ter chorado escondida para que ninguém percebesse seu sofrimento e continuasse a ser a fortaleza que precisava ser? Tenho certeza que foram muitas...
Em seu tempo de moça era linda. Nossa! Como você foi uma moça linda, vó... Tenho uma foto sua em minha estante da sala e admiro sua beleza sempre que bato os olhos nela. Fico procurando em seus traços juvenis, traços que eu possa ter tido ou que ainda tenha e vez ou outra encontro.
O brilho no olhar. Temos o mesmo brilho no olhar, vó. E me orgulho muito disso. Mas sua beleza na juventude tinha traços angelicais. Procuro em mim seus traços angelicais e não encontro. Nem poderia. Nossa semelhança física começa e termina no brilho do olhar. Meus traços são da moleca, da sapeca, da levada da breca que você sempre soube entender e acolher com carinho.
Perdoe-me se nunca a tratei por “senhora”. Não foi por falta de respeito. Mas por afinidade com sua idade mental e espiritual, com as histórias que sempre contava e ainda conta e que amo ouvir. Nunca me senti sendo ou vivendo em um “tempo” diferente do seu. Ou sou velha demais, ou você permanece jovem em seus quase 100 anos, vó.
Perdoe-me se muitas vezes esqueci de telefonar pra desejar parabéns em seu aniversário. Não guardo datas, vó. Sou sua neta mais velha e sinto-me a mais nova. Perdi muito de você quando estive longe, mas ganhei em dobro todas as vezes que a vida me deu a oportunidade de estar por perto.
Quando alguém me conta uma de suas trapalhadas morro de rir ao perceber que temos mais esse traço em comum. Somos tão desligadas,vó...
Muitas e muitas vezes pareço mais sua filha que filha de sua filha. E não me incomodo nem um pouco com isso. Ao contrário... Quase explodo de tanto orgulho. E sabe por que? Sua alma possui a serenidade e a sabedoria que um dia sei que terei.
Só quero que saiba, e enviarei essa carta para você, que te amo muito. Que acho você uma graça e que sua beleza juvenil não foi perdida com o tempo ou com as rugas. Seu rosto permanece lindo como o da foto quando tinha 16 anos, vó. O tempo, é claro, deixou nele marcas. Não considero marcas de envelhecimento. Vejo como marcas de vida e de quem soube viver a vida como deve ser vivida.
A senhora (agora usarei o “senhora”) tem todo o meu respeito, minha admiração e minha gratidão.
Obrigada por ser minha avó, Dona “Minzinha”!
Obrigada pelo brilho no olhar que herdei da senhora, Dona Iracema!
E mais obrigada ainda, vó, não sei se por herança genética ou por observação silenciosa minha sobre a senhora, por eu ter adquirido esse seu “jeitinho” de saber levar a vida como ela chega para nós: com problemas, dificuldades, mas sempre usando o bom humor e a Fé no amanhã.

PARABÉNS PELO DIA DAS AVÓS, VÓ!

PARABÉNS POR QUASE 100 ANOS DE VIDA!

PARABÉNS POR SUA TEIMOSIA EM VIVER e PARABÉNS POR TER UMA NETA TÃO TEIMOSA QUANTO A SENHORA, claro!

Teimosia passou a ser qualidade, vó!
Hoje é preciso ser muito teimosa pra viver...

TE AMO, MINZINHA...

ASSIM QUE VOLTAR DE VIAGEM IREI TE DAR MIL BEIJINHOS E MUITAS GARGALHADAS QUE A SENHORA NEM PERCEBE, MAS SABE PROPORCIONAR COMO NINGUÉM!

Se prepare que eu tô chegando...

Beijos de sua neta mais velha,

Marcela.


Publiquei em meu site mesmo sabendo que a senhora não usa net, mas pedirei ao netinhos mais novos para lerem pra você, vozinha...


Estão me acusando de estar comercializando Datas Comemorativas...Não ligo porque é “Velha” amiga e mesmo que não fosse eu não daria a menor importância porque tudo o que eu preciso é dizer que TE AMO,VÓ... e só sei dizer ESCREVENDO... Se for falar, me enrolo toda!



IMAGEM retirada da net




Music  Eu Tenho Tanto Pra lhe Falar  Roberto Carlos


 Brasil 


World
 
MarCela Torres
Enviado por MarCela Torres em 26/07/2012
Reeditado em 02/07/2015
Código do texto: T3797671
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.