Carta Aberta ao Sr Juvenal Juvêncio

Carta Aberta ao Sr. Juvenal Juvêncio

Jorge Linhaça

Caro Sr. Juvenal Juvêncio

Presidente do São Paulo Futebol Clube

Permita-me remar contra a maré e manifestar-lhe a minha solidariedade neste movimento conturbado que nosso TRI- Color atravessa.

Claro que como torcedor gostaria de ver a nossa equipe em uma posição melhor no Campeonato Brasileiro, assim como gostaria de vê-la erguer todas as taças que disputa.

Compreendo todos os esforços que a diretoria tem feito ( ainda que alguns equívocos façam parte de qualquer administração).

Minha visão se permite ser otimista e acreditar que o atual momento é um mal necessário para a reestruturação de uma equipe que há de nos trazer grandes alegrias nos próximos anos. Acredito que o investimento na base seja realmente o caminho para sobrepujar as dificuldades financeiras que a Lei Pelé trouxe a todas as equipes.

O que causa estranheza , senhor presidente, é o fato de que jogadores como Jean, Dagoberto, Alex Silva e outros sejam dispensados ou liberados sem mais nem menos e que não se reponham peças à altura.

O que me causa estranheza é o fato de que, um clube da grandeza do São Paulo não consiga um patrocínio de peso para a camisa.

Talvez os anos de glória recente de nosso clube tenham trazido a Vossa Senhoria a impressão de que somos onipotentes e onipresentes.

Ninguém é campeão o tempo todo, ainda mais no Brasil onde existem outros grandes clubes. Acho mesmo salutar que assim seja.

Não vou entrar na pilha dos torcedores profissionais que se acham donos da equipe e senhores da verdade.

Não sou um néscio que não compreenda que os bastidores do futebol tem grande influência sobre os resultados em campo. No entanto, senhor Presidente, é inegável o desgaste desnecessário em bate-bocas sem fim com outros dirigentes. Parabenizo-o por não se deixar levar pelas ameaças ou promessas da CBF que a meu ver pouco ou nenhum bem tem feito ao futebol brasileiro. Parabenizo-o por não curvar-se à FIFA que organiza a Copa do Mundo apenas para encher os bolsos de dinheiro sem nada investir ou trazer de retorno efetivo ao país sede.

O Morumbí, fora da copa, só pode ser entendido como um vergonhoso esquema orquestrado para repudiar o apoio do São Paulo ao Clube dos Treze. Nenhum outro estádio teve tantas restrições impostas pela Fifa do que o nosso.

Claro que quem tem olhos e ouvidos atentos percebe que não é apenas em campo que se ganham títulos. Nem preciso citar exemplos recentes.

Uma coisa que nunca entendi, caro Juvenal, foi o fato de, revelando o São Paulo, tantos bons jogadores, não se tenha pensado em recriar o expressinho para a disputa de campeonatos de “ menor” expressão.

Por conta disso, jogadores que tiveram boas atuações em seleções de base, acabaram sendo emprestados a equipes sem expressão e por fim negociados por falta de oportunidade de demonstrar o seu valor vestindo o manto sagrado do tricolor.

Por outro lado, Sr. Presidente, nos últimos tempos o São Paulo apelou para os mesmos erros de outras equipes, trazendo medalhões ( nem sempre aproveitados pelos treinadores) impedindo que os meninos da base despontassem em nosso plantel principal.

Já perdi a conta dos jogadores que , vindos da base, acabaram negociados sem jogar mais que meia dúzia de jogos no time principal, sem dar o retorno que poderiam dar caso fossem valorizados com uma sequência de jogos.

Quero crer que agora a visão administrativa esteja focada justamente na valorização da garotada.

Gostaria também que houvesse uma atenção especial com o REFIS já que ao que parece algo de muito estranho acontece por lá pois não me lembro de outra época em que jogadores passassem meses ou até anos em recuperação, como Cañete e Fabrício.

No entanto, Juvenal, ter desprezado o Forlan, que foi parar no Inter é algo incompreensível, ainda mais pelo fato de que era desejo dele e de seu pai que ele vestisse a camisa do São Paulo. Em um timo onde falta por vezes a experiência para cadenciar e organizar o time, ele seria uma grande contratação.

Garotos nós já temos às baciadas, criados ou não nas categorias de base. Faltam são líderes dentro de campo.

Vejo a torcida mais afoita pedindo a saída de quase todo o time e isso me lembra o que aconteceu com Kaka, Grafite, França, Fabiano e outros.

Para muitos é a sua pessoa que é a causa do descrédito dado à nossa agremiação. Confesso que o vosso apego ao cargo pegou-me de surpresa e causou-me grande estranheza devido à vossa conduta até então. A única explicação que me parece plausível é que no seu brio de São Paulino, não queiras deixar o Clube em baixa.

Louvo o seu esforço para reformar o Morumbí mesmo que este não seja palco da Copa do Mundo. No entanto o isolamento a que o São Paulo esta submetido em relação às demais equipes paulistas parece-me algo temeroso e desnecessário.

Este ano para mim é um ano de paciência, de início de um processo de renovação, no entanto seria interessante que isso se tornasse claro para todos os torcedores e que não se ficassem criando ilusões megalômanas de conquistas imediatas.

Faço votos que o Sr. Presidente repense algumas atitudes e, rivalidades à parte, preocupe-se e ocupe-se mais de nosso tricolor do que das picuinhas com os rivais.

Abraços fraternos

Jorge Linhaça

Salvador, 26/07/2012.