Sobre Paixão e Amor


 imagem da web

Querida Flor
 

    Sabes bem da minha alegria ao ouvir sua voz!Sabes bem como fico feliz em lhe saber bem e feliz, encarando a vida com leveza, se cuidando, se amando, se respeitando!
    E também sabes o quanto acho graça quando você me chama de seu superego!Verdade!Ser amiga é também ser a voz da nossa consciência quando algum dispositivo regulador interno falha: eu sei que se não me ouviu de imediato, ao menos guardou em seu coração as reflexões que me permitiu fazer sobre os assuntos que sempre me confiou.
    Gostei imensamente de ouvir você se dizer uma “nova Mulher”, mais calma, mais confiante, mais serena. Maturidade é isso, Minha Flor, seja bem vinda!Quanto ao “defeito” de ser romântica, apaixonada pela vida,relaxe!Eu também nasci com ele e não vi, até agora, e ainda não vejo problema nisso.
    Sei bem que, por essa sensibilidade aflorada (talvez) demais, com raras exceções, muitas de nós somos acusadas de carentes, de que enxergamos romance em algo que não passaria de um flerte, que lemos promessas onde só se disse um “Olá” ou um “Oi tudo, bem?”
     Não nego que talvez haja coerência nas “acusações” mas “ser carente”, querer ter alguém para compartilhar vida e sonho, amar e ser amado(a) não é só prerrogativa de mulher.Homens e mulheres vivem essa busca e cada um ou cada uma se utiliza de estratégias e “armas” diversas.
    Querida, acho maravilhoso que assuma estar apaixonada, que tenha resolvido buscar sua felicidade, mas lembre-se que “ter” alguém, iniciar um namoro não pode se constituir num “vale tudo”, num “salve-se quem puder” pra “pegar geral”!Lembre-se que uma relação que não tem como base o conhecimento do outro, o respeito ao ser que se conhece e ao sentimento que se constrói, dificilmente vai além de alguns poucos encontros.
    É certo que cada vez mais poucos (as) se interessam em construir laços, em ter relações mais estáveis mas, ao menos entre nós vamos combinar que a gente sabe distinguir uma paixão momentânea, um namorico, de algo mais consistente e real!Ou Não?
    Não posso deixar de relembrar aqui e partilhar com você algo que li e concordo inteiramente: “Estamos cada vez mais inaptos para vínculos duradouros. O que parece prevalecer é o desejo incontido de paixões avassaladoras, sentimentos à flor da pele, novidades constantes. É nesse emaranhado de encontros e desencontros, de chegadas e partidas, que o amor e a paixão mostram a sua face. É curioso, mas também me perco na tentativa de estabelecer limites conceituais entre amor e paixão. Tenho intuído que nisso mora a diferença: a paixão sobrevive de pressas; o amor de demoras. A paixão é um fogo alimentado pelo álcool. Queima rápido. O amor parece ser fogo a lenha. Tem ritmo diferenciado (...) O amor é o maior de todos os artesanatos. Não amamos da noite para o dia. O amor é construção que requer empenho, assim como a trama dos teares requer demora na escolha das linhas e das cores.” *
    Minha linda Flor, sabes bem o que essa amiga é capaz de lhe dizer para que entendas o quanto ela tem certeza de que o Amor é um sentimento que vale a pena viver, sonhar e lutar por ele? Sabes bem o quanto não brinco com algo tão sério?Que envolve a vida, o sentimento das pessoas?
    Sim, eu sei que sabe e acredita em mim.Paixão acaba ou evolui portanto, haja o que houver,  cuide bem desse coraçãozinho de manteiga derretida, viu?
 
Beijo, minha Flor!
 
*Fragmento de texto do Pe. Fábio, Mestre em Antropologia Teológica, in Cartas entre Amigos, 2009.Ediouro.

 
Da série CARTAS PARA UMA FLOR