Tarde demais

Pense na pessoa que é seu melhor amigo ou que você ama. Por algum motivo essa amizade tenha sido abalada ou este amor enterrado por orgulho. Por não acreditar e nem querer tentar! Deixar, voltar a ser amigo ou tentar!

Imagine só: você tranquilo em casa vendo TV, na internet, estudando e sem nem ao menos se importar com tal situação. Lembrando-se dessa pessoa, mas ao mesmo tempo sem se esforçar a nada.

De repente o telefone toca. Você atende. Esperando que seja um amigo pra te chamar pra sair. Mas, pelo contrário; não, não era seu amigo te chamando pra sair. Este telefonema é pra dar uma noticia que você jamais esperava receber. Uma ligação dizendo que, aquele amor, aquele amigo que te magoou, ou você mesmo magoou, sofreu um acidente e infelizmente não resistiu aos ferimentos e faleceu...

(pausa para reflexão)

Qual seria sua reação? Acreditaria se tratar de um trote? Zoação? Será então que em suas lembranças viriam tudo que passaram após algumas intrigas e discussões? Que perdeu a chance de perdoar e ficar o tempo todo ao lado dessa pessoa? Que naquele momento já é tarde?

Você desligaria o telefone, ficaria uns 2 segundos sem saber o que fazer. Depois de algum tempo começaria a colocar uma roupa preta para ir ao velório e ao enterro sem saber o que fazer, o que falar, no que pensar. Imagine, você chegando e vendo "esta pessoa" dentro de um caixão; com aquela expressão pálida, sem se mexer, sem respirar, sem falar, sem poder olhar nos olhos; vendo as outras pessoas chorar e você sem querer acreditar; aí você se aproxima do caixão, tenta ser forte, demonstrar que não te afetou este acontecimento. Até que você acompanha tudo de perto. A vê sendo enterrada diante dos teus olhos, se dando conta de que definitivamente não há mais volta.

Depois você vai para uma praça. Tenta acreditar no que aconteceu. Realmente começa a chorar, a se perguntar: “POR QUÊ?”. Por que ela tinha que partir? Tinha tanto ainda para ser acertado, a ser feito. A ser esclarecido. Ainda existiam verdades a serem descobertas. Não o que os outros falavam, ou simplesmente imaginavam. E pensa: "Eu quis, eu realmente quis. As tentativas foram as mais diversas. Mas o orgulho não deixou''.

E se dá conta que aquele amor realmente era sincero. Quis mostrar a você o que estava acontecendo. Queria apenas te fazer feliz. E que talvez, em vida, essa pessoa não fazia falta nenhuma pra você. Era apenas um objeto que usava quando queria; e, quando não mais queria, guardava dentro da gaveta. Mas agora essa pessoa não está mais entre nós. Você não tem mais a possibilidade de se acertar com ela, de conversar, realmente se entender e resolver, de alguma maneira, aquela triste situação. Mas agora já é tarde e você terá de se acostumar. A conviver. Com o adeus, com as culpas, com os porquês. Com a falta. Mas já é tarde.

Agora reflita. Pode até se acostumar. Pode demorar dias, semanas, meses; até mesmo anos. Realmente se acostuma. Mas toda vez que essa pessoa vier na memória, você não poderá fazer mais nada, porque ela vai estar em um lugar muito distante. Já pensou como seria conviver com isso pra sempre?

Triste não? Mas isso acontece todos os dias! Então, não deixemos para o amanhã o que pode ser feito AGORA. O amanhã pode não chegar. Ou simplesmente SER TARDE DEMAIS.

TJ Torres
Enviado por TJ Torres em 14/11/2012
Reeditado em 14/11/2012
Código do texto: T3985271
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.