Carta pro Prefeito Reeleito

Prezado Prefeito,

Nesses primeiros 4 anos de governo você fez uma ótima administração, que acabou lhe garantindo uma excelente avaliação e, é claro, culminou nessa avassaladora vitória. Mas, não deixe lugar para o orgulho, nem para a vaidade.

Não há dúvidas que conseguiu uma grande vitória ao derrotar um concorrente histórico como o dessas eleições. Entretanto, para continuar surpreendendo os cidadãos de sua cidade você terá que melhorar ainda mais sua gestão.

Um fator que contribui para sua força nesse pleito certamente trata-se do tamanho da sua base política. Contudo, essa base tão ampla e diversificada será difícil de lidar nos próximos anos, como você tem pleno conhecimento.

Esse primeiro mandato foi marcado por obras, asfalto, construção de escolas, postos de saúde etc. Agora, isso por si só não será suficiente para fazer seu nome continuar crescente.

Você deve colocar em prática seu plano de governo, que está muito bem planejado.

Nessa sua primeira gestão aconteceu o fortalecimento da Secretaria de Educação e Saúde – essas duas foram o carro-chefe da sua popularidade.

Outras áreas que melhoram bastante foram o Departamento Municipal de Trânsito e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Essas duas pastas têm a responsabilidade de fiscalizar e tem também a possibilidade de gerar receita para o município, o que é muito bom. A forma como essas duas pastas foram estruturadas, com equilíbrio e seriedade, foi algo bastante favorável. Destaco com ênfase a celeridade e eficiência na estruturação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, aprovação da Lei Municipal de Gestão Ambiental, criação do Fundo Municipal de Meio Ambiente e regulamentação do licenciamento municipal foram uma grande conquista.

Esse mesmo modelo deve ser repetido para a estruturação das Secretarias da Mulher, Secretaria do Trabalho, Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, e também para as Secretaria de Agricultura e Secretaria Municipal da Pesca.

Cada uma dessas Secretarias deve ser composta preferencialmente por uma equipe técnica e, em menor parte, por indicação política. Sugiro que a proporção seja bem maior para equipe técnica do que aos meramente políticos. Sei que em cada partido há pessoas capazes para assumir e fazer andar bem cada uma dessas pastas.

Como falei anteriormente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Departamento Municipal de Trânsito podem aumentar sua fonte de arrecadação em nível municipal, o que lhes confere vida própria. Porém, as demais Secretarias (Mulher, Agricultura, Cultura etc.) não tem essa possibilidade imediata.

Assim, é importante que sua indicação seja pautada para compor em cada uma dessas Secretarias uma forte equipe técnica para buscar recursos nos Ministérios, nas Secretarias Estaduais, através de emendas parlamentares, e por meio de convênios e aprovação de projetos com agências financiadoras e afins.

Seja forte para não repetir o erro de muitos gestores que colocam equipes meramente para atender a base de sustentação política, e com isso ter uma Secretaria ineficiente, com cara apenas de cabide de emprego. Uma situação assim serve de certa forma para atender a base política, mas não gera bons resultados para a administração. Nesses casos, o Secretário fica com o pires na mão pedindo ao Prefeito que libere um pouco de recursos para executar uma ação ou obra. Esse modelo de gestão já está bastante ultrapassado.

O ideal é compor uma equipe que fale sua linguagem e que entenda já no primeiro momento a necessidade de estruturar a pasta. Como por exemplo: criar a Secretaria Municipal de Cultura, criar o Conselho Municipal de Cultura, o Fundo Municipal de Cultura, aprovar alguma lei de incentivo a cultura. O mesmo para o Esporte, Juventude, Trabalho, Agricultura, Pesca e para as políticas da Mulher. Contudo, deve estar claro também que o resultado com esse tipo de administração não vem do dia para a noite. Em geral, os resultados só podem ser realmente percebidos no segundo ou terceiro ano de mandato. Desse jeito pode demorar um pouco, mas é melhor ter uma Secretaria forte e que busca dinheiro fora do que manter o vício de ficar só esperando o dinheiro do Gabinete, que todos sabemos nunca é suficiente.

Outro aspecto que o Sr. deve dedicar especial atenção é direcionar sua próxima gestão, a partir do próximo mês para ampliar sua influência regional.

Daqui dois anos haverá uma nova eleição para os cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal e Governador, entre outros. Ao analisar o cenário regional de seu município percebi vários aspectos positivos que podem favorecer enormemente a ampliação de sua imagem com líder político de influencia regional.

Use essa oportunidade para levar ideias e novas propostas para muitas lideranças dos municípios vizinhos. Procure articular sua agenda para fortalecer seus laços com outras lideranças regionais.

Honre cada voto que recebeu, fazendo uma gestão séria e comprometida com as melhorias de sua cidade.

Focalize suas ações sempre pensando no crescimento econômico e no desenvolvimento social, sem deixar de lado a ética, o respeito ao ser humano e a proteção ao meio ambiente.

Desejo boa sorte, e desde já me coloco a disposição para assessorá-lo no que for preciso.

Um abraço ...

São Paulo – SP, 24 de novembro de 2012.

Raimundo Neves

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Novembro de 2012.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 24/11/2012
Código do texto: T4003006
Classificação de conteúdo: seguro