Carta Aberta à Juventude

Carta Aberta à Juventude

Jorge Linhaça

Vivemos uma era onde a pressa parece ser uma praga disseminada entre toda a humanidade.

Os avanços tecnológicos tornaram-se vertiginosos aparentemente infindáveis.

O acesso à tecnologia e aos bens de consumo ligados a ela tem se tornado mais palpável para as várias camadas sociais.

Tudo parece acontecer e percorrer o globo terrestre em segundos. A velocidade da informação depende da capacidade de se teclar o mais rapidamente possível em várias plataformas digitais.

As distâncias, outrora medidas em quilômetros agora se medem em clicks. Qualquer lugar do universo virtual está à distância de um click.

As pessoas tem pressa em enriquecer, em consumir, em manter-se na pole-position das novidades. Não é que a pressa seja de todo má... mas tem suas desvantagens.

Todos já devem ter ouvido que: “A pressa é inimiga da perfeição”.

Pois bem, o adágio continua valendo em muitos sentidos.

A pressa em iniciar uma vida sexual, por exemplo, tem gerado uma multidão de jovens grávidas na adolescência ou mesmo antes dela. O resultado é o nascimento de filhos em lares sem a menor estrutura, incapazes de atender ás suas necessidades. Os próprios pais, ou na maioria das vezes, das mães, veem-se tolhidos de seus próprios sonhos e juventude, afastados dos bancos escolares, da instrução e, consequentemente, da possibilidade de almejar uma vida futura melhor.

A outra opção é não menos dramática e cruel. O aborto.

E nem vamos falar das DST.

A eterna corrida para estar de posse do que há de mais moderno, leva as pessoas a gastarem recursos e energia para investir em bens não duráveis.

O consumismo leva as pessoas a darem importância ao descartável e esquecerem-se de investir em coisas que podem garantir seu futuro.

É incrível a corrida aos comércios de aparelhos eletrônicos sempre que se lança um novo modelo de alguma coisa... basta o designe ser um pouco diferente para que o consumidor já considere o seu aparelho antigo e funcional, obsoleto e antiquado.

Há pessoas que passam a vida toda sem conseguir juntar dinheiro para comprar uma casa própria ou frequentar uma universidade, no entanto, sem perceber, gastam o equivalente a isso trocando de celulares, computadores, notebooks, videogames, televisores e etc.

Há tanta pressa de viver, ou mudar de vida, que se queimam etapas importantes na formação do ser humano.

A ilusão do caminho mais fácil leva, geralmente, ao ilícito, à transgressão de valores morais ou sociais. Furto, Nepotismo, Corrupção, Favorecimentos ou Facilitações são apenas algumas faces dessa pressa e ingerência da própria vida.

A nossa vida, não é uma corrida de cem metros rasos a ser decidida em alguns segundos... Nossa vida é uma maratona de anos a fio, onde os vencedores não são necessariamente os mais rápidos ou mais fortes, e sim os perseverantes.

Aqueles que têm pressa, que correm apara atingir objetivos queimando etapas, acabam tendo de percorrer o mesmo caminho várias vezes, pois, esta vida é um local de constante aprendizado.

Percorra sua jornada de maneira tal que, ao olhar para trás, possa ver mais acertos do que erros. Não se deixe iludir pelo caminho mais fácil, lá adiante ele irá cobrar o seu preço.

É como a história dos três porquinhos, quanto mais pressa temos, mais frágil se torna a nossa edificação pessoal. Se não buscarmos alicerçar o nosso futuro sobre a rocha sólida, seremos surpreendidos pelo desmoronar de nossos sonhos construídos sobre areia.

Você pode escolher fazer uma palhoça, um casebre de madeira ou uma casa de alvenaria, mas não pode escolher as consequências de sua pressa e imprevidência.

No final das contas a escolha é apenas sua... Depende só de você.

Só de você... Não depende de sua família, de onde você mora, de sua classe social, dos seus amigos, do que eles pensam...nada disso pode ser usado como desculpa. Apenas você é o responsável pelo seu futuro. Somente você pode pavimentar o seu caminho.

E quando se sentir confuso ou perdido, ore a Deus e ele te dirigirá para o bem.

Salvador, 26 de novembro de 2012