REDAÇÕES – Corrupção - Sugestões
 
 
REDAÇÕES – Corrupção – Sugestões – Cumprimento de pena – 02.12.2012
 
 
Publico, para conhecimento de meus leitores, com a devida revisão e adaptações, o e-mail que enviei ao Excelentíssimo Doutor Joaquim Barbosa, Digníssimo Presidente do Supremo Tribunal Federal, em 02.12.2012.
 
               
             
De Ansilgus
Para Doutor Joaquim Barbosa  
   
   
         
               
          Grande Ministro Doutor Joaquim, bom dia! Eu estou cansado de dar minha cara às tapas, criticando e sugerindo procedimentos por parte da justiça, todavia nem recebo resposta e nem vejo nada do que eu falo ser providenciado. Por exemplo: Dizem que existe falta de estabelecimentos prisionais para abrigar essas autoridades que andam cometendo crimes, os mais diversos, desde roubo à improbidade administrativa. Mas nos quartéis do exército, notadamente nos Regimentos de Infantaria, há muitas vagas para colocar esses criminosos presos. Veja bem, por favor. Aqui em Jaboatão dos Guararapes, no grande Recife, existe o 14º Regimento de Infantaria, desde os tempos em que movido a mulas e cavalos. Pois bem, em tempo de guerra, esses regimentos, pela lei, devem possuir 3 batalhões, cada um com 5 companhias, ou seja, 4 normais e 1 de serviços. Logo: 3 x 5 = 15.
 
          Quando eu servi ao glorioso, em 1959, tínhamos dois batalhões com 10 companhias (5 para cada). Eu servi na Companhia de Comando do Segundo Batalhão (CC2). Tínhamos duas companhias de pretextos pesados, duas de comunicações e uma regimental = 5. No primeiro batalhão também havia 5 companhias (CC1, CPP1, etc.). Cada companhia dispunha de grandes alojamentos com capacidade para 40 soldados, mais alguns sargentos e oficiais. Podemos dizer, sem medo de errar, pois lá eu convivi, e tive a oportunidade de ser Cabo, que no 14º Regimento tem 10 alojamentos dos bons e dos melhores.
 
          Ocorre que hoje, em face da paz em que vivemos, o citado batalhão se tornou em apenas uma guarnição, uma companhia, ficando um excedente extraordinário de construções para abrigar esses presos, podemos assim dizer num regime semiaberto, pois lá existe muito terreno, campo de futebol, piscina, cavalariças, cinema e tudo o mais que possa beneficiar com uma prisão de vergonha a esses malandros do dinheiro da nação, que é do povo nacional.
 
          Um detalhe é que não são estabelecimentos isolados para cada preso, mas sim em comunidade de quarenta, digamos assim. Mas nem por isso deixa de preservar as benesses que a lei oferece aos condenados, que a meu entender deveriam ser banidos do território brasileiro, mas isso é apenas uma opinião pessoal. A lei garante tratamento especial a quem detenha título de advogado, por exemplo, mas o que temos visto e até demais é uma corja desses formados roubando a nação; claro que a maioria é de gente de bem, se não me engano.
 
          Outra forma de mandar prender condenados pela justiça (ao invés de soltar por falta de vagas, pois há elementos perigosos sendo presos num dia e soltos no outro, com a desculpa de que não há celas suficientes, e até o ministro da justiça, com letras minúsculas, andou dizendo que preferia morrer a ter de cumprir prisão aqui na sua terra (será que ele também não foi beneficiado com o mensalão?), seria o aproveitamento de campos de futebol que estão sendo derrubados para construir Arenas, em face da copa do mundo de 2014... Que tal colocar esses caras nesses áreas, ao ar livre, com algumas adaptações, inclusive coberturas, a fim de que não sejam visitados por helicópteros em operações de resgate?! Pelo que entendo, é lícito ao poder requisitar qualquer estabelecimento para uso governamental, notadamente para promover a justiça e tirar bandidos das ruas.
 
          Entendo que ao governo não interessa construir cadeias nem simples e nem de segurança, porquanto estaria colocando seus servidores em situação difícil, pois o que predomina atualmente no país é a criminalidade por parte de servidores públicos... aliás, chego a pensar que o legislativo seria contrário à construção desses abrigos, até mesmo em defesa dos parlamentares, pois se colocar na balança poucos de bem sobrarão. O prezado doutor vai ver que os deputados em exercício, apesar da pena de perda do poder, da inelegibilidade futura, da condenação por diversos crimes, não vão perder seus mandatos, e isso já foi dito pelo presidente da Câmara dos Deputados em várias entrevistas. Vamos ter que aguentar ladrões fazendo leis e cumpri-las, porque senão nós é que vamos pra cadeia.
 
          Também estou fulo da vida com a posição de certos ministros, alguns me decepcionaram, notadamente os que estão pendendo para o lado da redução de pena, isso até que atinja um número que dê ao condenado o benefício da prescrição.
 
          Bem, eu não faço rascunho algum para escrever, mas acho que o senhor entende o que escrevi.

Nota extra: Bom lembrar que existe o 15º RI, que fica na Paraíba, que é o maior quartel existente no país.
 
Meu cordial abraço e meu apreço.
Ansilgus
ansilgus
Enviado por ansilgus em 04/12/2012
Reeditado em 07/12/2012
Código do texto: T4019732
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.