CARTA PARA O MENINO JESUS...

    Menino Jesus, nós nos sentimos alegres ao te ver limpinho em nossos  presépios , deitado em palhas sintéticas , tranquilo, entre  luzes  pisca-pisca e papéis  picados. Nós te olhamos  enternecidos e cantamos  as lindas canções. Natal é dia de festa!
     Dia de brinquedos, de ceia. Dia  em  que quase não se fala do real motivo de Teu nascimento, pobre e despojado. Dia em que se fala  muito em Papai Noel , que é até elogiado.
       As crianças, as tuas  crianças , envenenadas por adultos alienados , sorriem para ele. Natal é dia  de festa .Muita festa . Muita alegria. Alegria  com peru, castanha ,nozes, leitoa, chester e tender- loin.
       E, no mais , paz na terra aos homens de boa vontade... para gastar muito . Paz para todos nós . Alegria . Viva o "Bom Velhinho."
     Barriga cheia . Sonrisal.
        Menino Jesus, queremos  festa . O que não queremos mesmo é ver- Te nas crianças  do mundo para não termos de  Te amar vivo. Não  gostamos de saber  que vives na criança que não teve mãe como Tu tivestes. Na criança que não recebe visitas, presentes e carinho . Na criança dilacerada pelas  bombas dos guerreiros assassinos, despenteadas, de nariz sujo, apavoradas, sem entender nada da maldade dos adultos. Crianças sugando peitos murchos de mães subnutridas.
         Menino Jesus, és Tu, que nasce assustado entre sangue , fumaça e pipocas de metralhadoras criminosas. És tu que continua nascendo  pobre, chorando de frio , de fome de falta de carinho. És Tu que andas cheio de vermes, de olhos fundos , de rostinho triste, onde passeiam moscas. És Tu que és chingado, que és mandado embora . És tu que apanhas do pai tonto. És Tu que trocaste a escola pelo trabalho, para sobreviver. És Tu que catas os nossos restos nos montes de lixo.
        E nós? Nós continuamos a Te achar  bonitinho, limpinho, no teu presépio, e te fazemos  linda festa . Sabes  por  que te fazemos  festa? É  para  não ter  que te  amar em carne e osso. Para não ter que te abrir o nosso coração . É porque, Menino Jesus, no presépio  e no gesso não incomoda ninguém.

Este é o ponto de vista do Padre Prata, que no dia 20 p/p completou 90 anos. Tenho um imenso prazer em ter como um anjo da minha vida, um frater que honra esta humilde soror com seus ensinamentos e deixa a luz de sua alma  aquecer e iluminar meu coração. E de muitos outros. Assim , há muitos anos meu Natal é diferente...