Querido Professor, você se Lembra?

Ah, meu querido professor... Não soubestes tamanha saudade que sinto de ti. Será que você ainda lembra-se de mim? Algo que talvez lhe faça lembrar, seja o fato de todos dizerem que eu era a Tamiris, a Paulista. Com tantos alunos que já passaram em sua vida, sinto-me aflita ao não saber se lembrará de mim ao ler essa carta.

Lembro-me como se fosse ontem, quando meus pais resolveram mudar de cidade, algo completamente estressante para mim. Ao chegar na escola, todos pensavam que eu era alguma professora. Desde a primeira vez em que coloquei os pés naquela humilde escola, senti-me em outro mundo. Nunca havia visto algo daquele jeito. Alunos simples, alguns com roupas furadas e sujas. Muitos de chinelos, e outros ainda descalços. Olhavam-me espantados, afinal não sabiam quem eu era.

Lembro que nos intervalos nem sempre havia comida para todos. E todos alimentavam-se na sala de aula, não havia refeitório. Perguntavam-me incansavelmente quem eu era e o porquê de estar ali. Não acreditavam em minhas palavras. Não havia o que fazer diante essa situação. Mesmo sentindo meu coração apertado por ver diversas crianças nas piores condições, sempre mantive a mesma ideia em mente: Todos nós somos iguais diante Deus. E também, não significa que eles seriam menos significantes do que outras pessoas que haviam mais condições, como eu.

Sempre estudei em escolas em que todos os professores eram grosseiros. De início, pensei que você seria mais um. Assustei ao ver a agitação que todos ficavam ao ver-te entrar na sala. Não acreditava no que estava vendo. Um professor magro, de idade avançada, de expressão facial generosa e compreensiva. Segurando uma maleta de notebook em sua mão esquerda, e diversas folhas em sua outra mão. O detalhe de sua caneta no bolso da camisa, que raramente tirava-a dali.

Como sempre, eu ficava na primeira carteira, ao lado de sua mesa. Não havia outro lugar melhor para mim, afinal eu queria aprender. Eu, mesmo prestando atenção em cada passo seu, desliguei-me instantaneamente e fui para outro mundo com meus pensamentos. E então, percebi que estava observando-me e ajeitando suas coisas na mesa. E então, sorriu para mim e perguntar meu nome. Após isso, perguntou qual escola eu estudava e disse que eu era bem vinda. Contava em tópicos cada parte de minha vida, até que entendesse melhor. Facilmente, nos tornamos amigos. Lembro-me perfeitamente como falava alto enquanto andava da esquerda para a direita, observando todos. Repreendia-nos sempre, e dizia para que os poucos alunos da sala prestassem atenção em cada palavra sua. Sentia-me confiante de boa parte das coisas que eu aprendia em suas aulas. Devo confessar que quase tudo que não havia conseguido aprender no passado, aprendia com facilidade quando explicava para mim quantas vezes fosse necessário. Pedia-lhe desculpas cada vez que eu esquecesse de sua explicação. E então, fui tentando aprimorar tudo que eu havia aprendido sozinha até chegar hoje, aqui, e finalmente escrever-lhe essa carta de saudades e eterno agradecimento por tudo que fizestes por mim. Nascestes para ensinar todas as pessoas que entraram na sua vida, e encaminhar cada um de nós para um futuro melhor. Sinto surgirem lágrimas ácidas escorrerem em meu rosto por sentir saudade de vê-lo várias vezes por semana e tentar mostrar desesperadamente tudo que eu havia aprendido. Só que nesse momento, sinto-me privilegiada por ter aprendido muitas coisas com você. Nunca esquecerei de cada dia em que ouvistes minha história e me aconselhava para não passar o mesmo novamente. Também, não esquecerei de cada dia em que sorristes para mim, criastes apelidos para todos da sala como '' boca louca '' para mim, e para outros alunos. E de quando me elogiastes, e até mesmo de quando me pedia para escrever na lousa, ler os textos e as respostas das questões em voz alta. Eu percebia que você confiava em minhas respostas.

No último dia de aula, olhava para cada pedaço do chão, e via que lá estava escrito mais uma parte da história de minha vida. Via, como um filme, cada momento que passei ali, e de todos os dias em que estava presente. Ninguém entendia ou sabia o porquê de me verem observando tanto aquela humilde escola, aos pedaços, com lágrimas no rosto, e abraçando muitas pessoas que ali conheci. Procurei-te até saber que você já tinha saído dali. Queria tanto ter lhe dado ao menos um último abraço antes de sair... Mais eu não consegui. Quero que você saiba que você para sempre estará em meu coração. Você é uma pessoa muito importante para mim. Espero que goste, e lembre-se de mim.

Um grande Beijo,

www.tamirissindice.blogspot.com

Tamiris Sindice
Enviado por Tamiris Sindice em 31/01/2013
Reeditado em 14/03/2013
Código do texto: T4115188
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.