Nota do autor:

Um amigo postou no Facebook sua dúvida quanto à gratidão. Logo a seguir temos nossa resposta ao mesmo. Espero que possa ajudar, com isso, mais alguém.
 



Postagem no Facebook de (Nome).

Gratidão por estar vivo.
Ainda não entendi essa afirmação.

 
Olá, (Nome).

Que plantão foi esse, meu amigo, que te deixou tão filósofo? Rsss.
Faz bem em questionar o elemento gratidão. Em verdade, faz bem em questionar qualquer elemento, pois quem pensa se aproxima da busca que interessa: a da Verdade.

Sobre a gratidão poderia escrever mais de um livro!

É um sentimento tão raro, tão distante de nós, tão inebriante e aparentemente falso e alheio que nos leva, simplesmente, a abandoná-lo excluindo-o, alguns, completamente das suas vidas. Agem como o doente que repele a injeção com medicamentos por que lhe dói. Não sabem dos efeitos, ignoram o resultado e, assim, continuam doentes por não enxergar o benefício da terapêutica.
Não posso convencê-lo, não o quero e nem preciso fazê-lo, a considerar o uso sistemático da gratidão em sua vida.

Afinal, não se convence um peixe a nadar. Ou ele nada ou ele morre! Rsss.
O homem, enquanto espécie, então, do que precisa ser convencido? Sendo um Ser superior em sentimentos e pensamentos aos seus irmãos do planeta, é esse também o mais complicado deles, pois possui o poder da escolha, conforme aludiu, ou melhor: o livre-arbítrio.

Simplesmente, passe a observar o uso ou não uso da Gratidão no Cosmos e veja o que acontece. Seu desafio será como o do peixe: ou nada ou morre! E existem muitos tipos de morte e não é apenas da morte física que lhe falo. Quanta gente há que já está morto em vida, não é mesmo?

Há, mas eu vivo sem a gratidão. Verdade, poderá pensar que vive, mas em alguns momentos se sentirá grato a algo, a alguém ou a alguma coisa e não saberá bem o porquê.

Dedique-se a observar os dias em que se sentiu melhor na sua vida, aqueles nos  quais acordou pleno, completo, realizado e feliz – pelo amor do Criador – tem que ter tido algum dia assim! Rsss.

Em seguida, procure as pessoas, sejam próximas, ou na história humana, que realmente tiveram existências diferenciadas. Pessoas que foram líderes e que mudaram, não só como pensamos, mas principalmente como nos sentimos diante do Universo. Observe Buda, Gandhi, Madre Tereza, Sócrates, São Francisco de Assis, Cristo (o homem, não o Deus!), Chico Xavier, Irmã Dulce e perceberá que todos tinham em comum vários traços, dentre eles, a gratidão.

Boa existência, boa vida e boas descobertas.

E, antes de mais nada, obrigado por me fazer sentir-me compelido a escrever este texto. Abraços.