O mundo está carente

O mundo está carente

Analisando o contexto geral do comportamento das pessoas com empatia por cinco dias confinada em um quarto de hospital, sim num quarto de hospital, pude perceber tantas carências, tanta dor, tanto descaso, abandono, autoritarismo, arrogância, entre tantos outros adjetivos pejorativos do lado obscuro do ser humano. Mas por outro lado, entre a dor, a lastimas e as perdas, pude ainda encontrar em algumas pessoas a solidariedade do amor ao próximo, do toque físico, como um abraço, uma palavra de otimismo, porém, entre tantos que já nem se comovem com a dor e as perdas do próximo, não os culpo porque vivem 24 h num ambiente de dor e perdas, já se habituaram, é como levantar e escovar os dentes, é aí que mora o perigo, as pessoas perdem a sensibilidade do afeto,tornam-se frias,incapazes de se relacionar,de se importar enfim, de parar um instante e colocar-se no lugar do outro.

Percebi profissionais trabalhando com alegria e zelo, outros com a vontade que o dia terminasse para sair dali e retornarem as suas rotinas familiares, me supõem que fossem esses seus pensamentos, pessoas serenas que transmitem tranqüilidade, outras ainda, frenéticas ao realizarem suas tarefas, sorrisos no olhar, olhos abaixados para evitar um contato de proximidade, muitos silenciosos, algumas outras falantes, poderia descrever mais sobre o comportamento das pessoas que passaram pelo meu leito, corredores,tanto como médicos,técnicos de enfermagem, funcionários em geral, mas não vou me prolongar, vou me deter em uma pessoa em especial, paciente que divide o quarto semi-privativo, que como eu estava pelo convenio do IPE, e colega de profissão, professora, aposentada há dois meses( com mais de 35 anos de serviço) por doença, a doença do século XXI, a vilã “depressão”, ela conhecida por todos no hospital, já faz parte da convivência daqueles que aqui trabalham, agora em situação mais grave com um câncer de mama, diagnosticado, porém sem saber da magnitude do nódulo, bipolar, introspectiva às vezes,não está se alimentando bem,comecei a conversar,não houve retorno,mas não desisti,continue parti para o toque físico,um toque no rosto,uma massagem nas pernas,algumas brincadeiras para despertar o sorriso que não se via mais,consegui determinar um contato afetivo e físico,nossa que mudança,sequei o cabelo dela,fiz um rabo de cavalo,coisas simples,que foram importantes para ela,sentiu-se amada,com importância,foi o pouco que pude fazer em meu leito hospitalar,as pessoas estão carentes precisam de carinho,atenção,de uma palavra estimuladora de esperança,do toque,do olhar, além daquele, de estar olhando para mais um que vem e vai.Somos seres humanos,vivemos em sociedade,mas essa está fragmentada em interesses individuais,mesquinhos, onde o amor ao próximo já não é mais a essência da vida.

Depois de ter conseguido a aproximação com a paciente, que agora é minha companheira para o chimarrão, na hora do lanche estimulando-a a se alimentar, mesmo não podendo forcejar fui solícita em ajudar a ir ao banheiro, entre outros atos simples, mas que fazem a diferença a pessoa que esta com a auto-estima baixa, continuei a tratá-la com carinho, penteando seus cabelos, elogiando-a quando se alimentava,quando se banhava, dizendo o quanto estava cheirosa.

Em fim, nesses pequenos gestos, conquistei mais sorrisos, menos momentos de dor, noites mais bem dormidas, apetite consideravelmente satisfatório, mais diálogos.

Uma coisa muito importante para essa pessoa é a Graça de Deus, ao enviar um anjo para acompanhá-la, nela há todos os adjetivos de uma cerva sabedora da Palavra Sagrada, palavras que libertam e curam todas as enfermidades, pois nada é impossível àquele que crê e, pela fé, amor e carinho que este anjo trata dessa paciente ela sairá desse quadro de moléstia, Deus nos ama e nos quer em plena semelhança a Ele, com seu templo (nosso corpo) são e cheios de sua santidade.

Pai Nosso Senhor e Salvador, nos liberta de toda enfermidade, pois essas não nos pertencem, repreendemos e profetizamos a cura, a libertação de todos que se encontram enfermos, peço Senhor Jesus em meu nome e em nome da minha irmã, que está com câncer, em nome da Tânia, da Alessandra, esta que é a tua enviada para levar o teu Nome e tua Palavra a ela e seus familiares, que Tu intercedas junto ao Todo Poderoso Nosso Pai e Salvador, não só pelos nomes mencionados, mas a todos que precisam de Ti Senhor, e Tu sabe de cada um pelos seus nomes.

Agradeço Senhor meu Deus pela graça já alcançada. Amém!

Ana Cristina Silveira
Enviado por Ana Cristina Silveira em 18/05/2013
Código do texto: T4296242
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.