PARA AMANDA, AOS SEUS 16 ANOS

NO INÍCIO DA MADRUGADA DE 20 DE MAIO DE 2013

Querida Amanda

Hoje, dia 20 de maio, é teu aniversário, quando completas maravilhosos 16 anos. Venho para saudar-te e para te desejar todas as felicidades, todas as realizações, toda paz e todo amor. Certamente, não lerás o que te escrevo aqui, no Recanto das Letras, então, no dia de hoje, provavelmente à tardinha, ligarei para teu celular para te dizer, de viva voz, os meus votos.

O que não te direi de viva voz, Amanda, mas, direi aqui, é que não sabes nem deves saber que os tempos estão muito, muito difíceis para esta que também tem teu sangue. Esta, que te viu nascer, que te viu crescer, sente-se muito só e triste, querida, mas, é cedo demais para que ela te diga dos múltiplos motivos de sua solidão e de sua tristeza. Talvez, daqui a alguns anos, oito anos, uma década, quando já tiveres vivido mais, e intuído mais da complexidade da vida e dos sentimentos, possas compreender um pouco de uma série de coisas que agora não o poderias, certamente.

Neste momento e tempo quero apenas dizer que te amo, menina, tanto quanto te ama a tua avó. Tu és um tesouro que o Pai colocou em nossa família, o tesouro de teus pais, de tuas avós, de tuas tias, de teus primos, de teus colegas e amigos, de teus professores. Que cuides sempre bem de ti, Amanda, que permaneças sempre com o coração afável e amoroso que tens, ao mesmo tempo, que aprendas a ter cautela, para que o mundo não te fira, mas, se ele, mundo, porventura te ferir, que saibas também ser forte e te ergueres de qualquer dor com toda galhardia. Estuda e prepara-te para lutar, para vir a conquistar teu lugar profissional em trabalho que ames, que o trabalho deve ser realizado com amor e prazer. E nunca te esqueças de que o que realmente importa é o valor das coisas, não o seu preço. Isso vale para coisas, objetos, e vale também para as pessoas: o que importa, Amanda, é o valor das coisas, não o seu preço. Nunca te esqueças disso.

Abraço grande da Zuleika.