Cartas à Caroline IV

Minha Carol!

Tenho um segredo a segredar a alguém!

A quem poderia confiá-lo?

Ao eco? Voltaria para mim; Às estrelas? São de tempos imemoriais. E seu defeito é a de serem demasiado frias. Razão: não contemplaram o teu nascimento; À humanidade? Não compreenderia uma só de minhas palavras; às pessoas? Não passa de um ente abstrato; à amizade? Ela empalideceria diante do que tenho a segredar, pois o segredo de minha alma não é meu; À filosofia? Ela é amiga do saber. Se ela ardesse de desejo pelo saber entenderia o que queria dizer quando segredasse a ela o teu nome; à teologia? Ela só se ocupa das coisas divinas.

Apenas a ti ouso confiá-lo! Apenas a ti minha intimidade mais intima ouso confiá-lo! Eis o segredo:

“Existe uma jovem mais bela que o sonho da minha alma, mais alta que os sonhos de meu coração, mais pura que a luz do sol, mais importante que a água, mais profunda que os abismos profundos dos mares, mais altiva que os voos da águia - Ah! Existe uma jovem!”

Oh! Peço-te: inclina a teu ouvido para a minha boca e para a minha voz a fim de que não escape nenhuma palavrinha, nenhuma minúscula vírgula do segredo do meu coração!

Amo essa jovem mais do que a minha vida, pois ela é a minha vida; amo-a mais do que todos os meus desejos, pois ela é o meu único desejo; mais do que todos os meus pensamentos, pois ela é o meu único pensamento.

Amo-a mais intimamente que o desgosto ama o segredo da alma dolorida; estou ligado a ela com mais ternura que o olhar da mãe à criança; com mais confiança que uma alma em oração.

Minha Carol, luz da minha alma e sol de eternidade que afugenta as trevas do meu coração, compreendes-te bem? Não deixou escapar sequer uma de minhas palavras?

Compreendes-te?! Isso te impacienta? Quer que eu torne tensas as cordas do meu ouvido para permitir à tua voz penetrá-lo com harmonia e beleza? Minhas palavras feriram os seus ouvidos? Elas são rudes e grotescas? Perdoe esse xucro por ser incapaz de traduzir em palavras aquilo que se agita em seu coração!

Uma dúvida! Guardarás esse segredo? Ousarei contar contigo?

Falam-se coisas horríveis de pessoas que não são capazes de guardar segredo... tu não estás entre elas. A ti e somente a ti estou confiando um segredo que é a minha vida e a essência de minha vida...

Não terias tu algum segredo para me confiar? Que segredos teus lindos e profundos olhos escondem quando me olham?

Tens algum segredo?

Dranem
Enviado por Dranem em 04/06/2013
Código do texto: T4325703
Classificação de conteúdo: seguro