Utopia

Carta escrita pelo meu amigo Alexandre Tambelli ao texto: "Egoismo". Atribuo a ele os méritos autorais.

Enviado por Alexandre Tambelli em 31/03/2007 19:41

"Uma frase me veio à mente amiga: "Só o amor constrói!"

O egoísmo é uma constante,porque somos educados para isso.

Na Sociedade Capitalista nos ensinam a estudar para o mercado de trabalho, para alcançarmos nosso lugar ao sol! Para termos o salário digno, maior! Para alcançarmos um cargo de destaque na empresa!

Nos manuais de auto-ajuda não ensinam a compartilhar os proventos do trabalho, a repartir o pão e o conhecimento! Ensinam como se dar bem no trabalho!Como ser "o vencedor", vestindo a camisa da empresa, do patrão, do mercado, das 24 horas plugadas no trabalho!

E não ensinam a pensar na coletividade, na felicidade de todos!

Egoísmo é fruto de nossa educação, de nossos princípios, de como passam para nós o que é ser feliz:

ter o carro do ano, o apartamento de luxo, o relógio com pulseira de ouro, etc. Todas conquistas individuais...

E a felicidade? Encontramos? Ou simplesmente alimentamos ainda mais as desigualdades sociais, a violência, o pensar-se em si mesmo, apenas?

Só teremos amor, por completo, no mundo, quando a Educação for libertadora, for amiga da solidariedade e da construção de um mundo fraterno e de todos!

Em que todos serão agraciados pela vitória, valendo-se da aptidão de cada pessoa.

Uns serão médicos, outros, poetas, alguns, atletas e todos felizes com a sua profissão, torcendo para que todos encontrem seu caminho e sejam felizes, partilhando,com todos, o pão de cada dia: fruto do trabalho de todos, para todos!

Assim penso eu, amiga.

Alexandre!"

Obrigada, amigo, pela força constante ao meu trabalho literário.

Um abraço carinhoso.