Estudantes

Gosto muito de observar o que acontece no meu entorno. E hoje, deparei-me com uma estudante conversando no telefone com uma colega. Ela estava aflita e dizia sentir-se muito nervosa, pois teria prova no dia seguinte.

Uma situação semelhante a essa, presenciei em casa, com minha filha, que se encontrava ansiosa, devido a uma prova que iria realizar na faculdade.

No meu trabalho, uma amiga relatou a poucos dias que sua enteada de 11 anos, precisou tomar chá para conseguir dormir na noite que antecedia as provas bimestrais da escola.

Todas essas situações listadas acima retratam a insegurança dos jovens frente aos estudos.

Faço um questionamento: será que os estudantes estão aprendendo diariamente ou estão apenas estudando para obter notas nas provas?

Por que esse medo, essa insegurança e o medo do fracasso?

Que tipo de jovens estamos preparando?

Neste período de mais de vinte anos que atuo no mundo educacional, ouço sempre a mesma queixa do jovem estudante: “tenho que estudar para a prova”.

Onde estão os jovens que se prepararam para discutir a aprendizagem? O novo conceito?

Há muito tempo não vejo jovens ou mesmo crianças comentando uma aula dada pelo seu professor.

Observo que falta a essência do saber, ou seja, falta a paixão dos alunos pelas aulas assistidas nas escolas.

Ouvimos muito falar da indisciplina, mas precisamos rever as aulas ministradas para os nossos jovens, nossas crianças, que hoje não têm medo ou receio de compartilhar links e comentários no facebook, mas morrem de medo de registrar seu conhecimento em uma avaliação escolar.

Fica aqui minha reflexão...

abraço.