Seminário de História

Outro dia, estava na minha hora de almoço e me sentei em um banco, próximo a um grupo de alunos.

Eram três adolescentes. Uma estava com seu notebook aberto e digitando e os outros dois estavam realizando a leitura de um trabalho na tela do computador.

O trio estava discutindo um seminário que iriam fazer na aula de história. Foi possível observar que estavam finalizando o trabalho, que seria apresentado em breve.

A distribuição dos passos do trabalho era discutida com propriedade por eles e haviam os combinados finais para o dia do seminário.

Lembrei-me do tempo que também discutia os trabalhos escolares em equipe. Eram realizados na minha casa ou na casa de colegas.

Levávamos a cola, alguns recortes diversificados dos materiais selecionados para o trabalho, cartolina, canetas coloridas, tesoura e muita dedicação, para contribuir de uma forma positiva na confecção do cartaz. E nessas reuniões ainda saboreávamos deliciosos quitutes, feitos pelas mães que nos acolhiam. Hoje muitas mães não podem contribuir desta forma, pois trabalham fora (esse já é outro assunto).

Após a apresentação, o cartaz ficava exposto no mural da sala de aula ou no mural externo, no pátio da escola para apreciação dos demais colegas.

Hoje, muitos alunos publicam em redes sociais, you tube. E algumas vezes esses trabalhos acabam esquecidos. Ou não?

Será que esses jovens vão lembrar-se desses momentos e resgatar a memória, como a minha geração tem feito em alguns momentos?

Que legado de lembrança será deixado para a próxima geração?

A história se faz através da história. E para saber o que vem no futuro é preciso deixar registrado no presente.

Abraço.