Dom Luiz Antonio Cipolini assume a Diocese de Marília

http://www.abcrede.com.br/noticias/religiao/catolicismo/dom-luiz-antonio-cipolini-assume-a-diocese-de-marilia-durante-missa/

 

Dom Luiz Antonio Cipolini tomou posse, no domingo (4), como bispo da Diocese de Marília. A cerimônia durou cerca de três horas no Ginásio Pedro Sola com a presença de mais de cinco mil pessoas. Participaram bispos de diversas dioceses, incluindo, o emérito Osvaldo Giuntini. O prefeito Vinícius Camarinha saudou o novo bispo, que recebeu as chaves do município.

 

A programação teve início às 10h23 com a chega do bispo ao ginásio e ele cumprimentou vários fiéis. O prefeito Camarinha fez a entrega das chaves às 10h47. A missa começou por volta das 11 horas. O vice-chanceler, padre Maurício Sevilha, fez a leitura das letras apostólicas, constando de mensagem do papa Francisco, bem como a ata da posse, assinada em seguida. Dom Osvaldo fez a leitura do seu discurso e entregou o báculo ao novo bispo como sinal da tomada de posse, o que foi feito às 11h25.

 

Representantes dos presbíteros, o colégio de consultores, religiosos, consagrados, seminaristas e leigos manifestaram obediência e respeito ao bispo.

 

A liturgia teve sequência e após a proclamação do Evangelho dom Luiz Antonio fez o seu pronunciamento com os agradecimentos e saudações. A missa prosseguiu com a liturgia eucarística e rito da comunhão. Houve momento para agradecimentos finais com o bispo e apresentação dos bispos visitantes e consagração a Nossa Senhora. O encerramento da missa ocorreu por volta das 13h40.

 

Dom Luiz Antonio e dom Osvaldo receberam na missa o arcebispo de Botucatu, Maurício Grotto de Camargo e os bispos Irineu Andreassa (Lages/SC), José Benedito Simão (Assis), Antonio de Souza (emérito de Assis), Sérgio Krzywy (Araçatuba), Paulo Roberto Beloto (Formosa/GO), José Carlos Brandão Cabral (eleito para Almenara/GO), Benedito Gonçalves dos Santos (Presidente Prudente), Irineu Danelon (Lins), Pedro Cipolini (Amparo), David Pimentel (São João da Boa Vista) e Vilson Dias de Oliveira (Limeira). A partir da posse, dom Cipolini deve iniciar visitas às paróquias. No dia 18 de agosto deverá participar da festa da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista.