Cartas que não foram lidas IX

Ao Grupo Alta Frequência

Nada contra a fé, pois entendo que sem ela nos tempos de hoje a vida seria muito mais difícil. Mas, no entanto, muito me incomoda a forma como são postadas nas redes sociais informações de textos, áudio ou visuais, que circulam com uma velocidade imprevisível atingindo todas as camadas sociais sem a devida análise pedagógica. Gostaria de lembrar, que dentro dessa sociedade temos muitos problemas de ordem social, que lamentavelmente, ainda não descobrimos como resolver. Quero lembrar também, que as células de ajuda que a família tem na sociedade são justamente as Instituições Religiosas, que deveriam lembrar os ensinamentos de Jesus, que disse que após Ele: tudo se fará novo, dando-se mais importância ao amor, à caridade, a paciência e a tolerância. Portanto, tenho receio que esses postados sejam levados a sério por uma sociedade que caminha a passos lentos para o entendimento do que é tolerância, quando os sentimentos de discriminação são mais evidentes do que o amor ao próximo. Não quis ofender, mas fotos iguais a essa temos visto como fruto da violência em todo o nosso Brasil, consequências das guerras entre marginais com marginais e estado com marginais, que descontrolados vem atingindo e ceifando nossos jovens e dilapidando famílias, sem que as Instituições possam fazer qualquer ação para estancar esse mal. Por tanto, não seria essa imagem postada, aos olhos dessa nova juventude, o que ali está representado, uma permissão natural à violência, já que está sendo postada por líderes religiosos? E que em nome de Deus isso é natural, o que não é, legitimando em nosso país o que está acontecendo nos países fundamentalistas? Será que não nos bastam os problemas da violência urbana que temos, incentivada pelo descaso e abandono público por interesses financeiros? Me desculpem, mas gostaria muito que pensassem em uma forma mais pedagógica ao postarem certas imagens do passado, mesmo que bíblicas, mas que refletem a violência dos dias de hoje. A família brasileira está precisando de socorro moral e ético, o que tem sido muito difícil nesses tempos de informações de massa, aonde o ser humano passou a ser apenas um número que a qualquer momento pode ser descartado, e nesse balaio, encontra-se os marginalizados: pobres, drogados, mendigos, abandonados, asilados, presos, loucos e doentes diversos e o pior deles: os violentos-sociais, que motivados por esses tipos de postagem agregadas aos inúmeros segmentos de fé que temos em nosso país, sabe-se lá o que poderá acontecer, repetindo e multiplicando tragédias que nos dias de hoje já vem acontecendo em nossas comunidades. Penso ser isso o que devemos, como cidadãos brasileiros, evitar em nossas famílias que tão bem tem cultivada a fé, de acordo com a sua crença, tornando esse país o mais religioso do mundo.

Vicente Freire

30 de setembro de 2013