Cartas da Amazônia 4

Querido,

Estou feliz demais com essa viagem que fiz para conhecer um pouco da Amazônia!!!

Sempre tive muita vontade de viajar para o Norte do Brasil, e agora pude realizar esse sonho.

Eu já havia viajado para todas as outras regiões. Já tinha ido bastante pras praias do Nordeste, Recife, Salvador, Natal, Fortaleza. Um tempo atrás visitei o rio Araguaia, Goiás Velho, Pirenópolis, Caldas, Novas. No Sul eu visitei Gramado, Blumenau, Floripa e desci a Serra Paranaense de trem.

Cada uma dessas regiões tem as suas belezas e encantos, mas a viagem que fiz para o Pará foi realmente incrível.

O Pará é o estado mais diferente de todos os outros. A floresta é exuberante. É um ambiente úmido, quente, e o que impressiona na imensidão verde é a quantidade de chuvas.

Lá o ano é divido em duas fases, um período do ano chove todo dia, e o outro, chove o dia todo!!! Rsrsrsrs ... é assim mesmo. Quem chega estranha tanta chuva, para o pessoal de lá vê essa chuvarada toda como algo bem normal.

Eu me programei para passar o final do ano que é o período que chove o dia todo. Eu cheguei em Belém e adorei demais. Na capital paraense existem muitas coisas legais para visitar e conhecer. O Mangal das Graças é um parque ecológico lindo, bem estruturado para receber visitantes. Nele tem um borboletário (tem que ir preferencialmente antes de 3 horas da tarde, pois as borboletas dormem cedo). Há também uma torre de 43 metros de altura. Vale a pena subir nela, pois a vista de lá é deslumbrante. Eu almocei no restaurante do Mangal das Garças. Uma comida deliciosa.

Depois, fui visitar o Museu Emílio Goeldi, que é tipo um zoológico, que fica no centro da cidade, no meio das casas e prédios. Um lugar bem legal, que nos dá a ideia de estarmos realmente no meio da maior floresta tropical do planeta. E o mais interessante é que a floresta está no centro de Belém, um das maiores metrópoles do Brasil.

Adorei também visitar o ponto turístico mais famoso de Belém, o Mercado Ver-o-Peso, na orla da cidade. Lá nessa região histórica tem o Mercado de Ferro, o Forte, a Casa de Onze Janelas, o Museu de Arte Sacra, a Praça do Relógio. Tudo isso remete ao auge do período da Borracha, quando Belém e toda Amazônia foram centro da produção mundial do látex das seringueiras nativas.

Fora esse passeio urbano, também visitei as praias de Salinas e Cotijuba. E também programei uma viagem para a Ilha de Marajó, que é o maior arquipélago do Brasil. Essa belíssima ilha fica na foz do rio Amazonas, e tem uma riqueza enorme.

No tour pela Ilha de Marajó, eu visitei as cidades de Soure e Salvaterra. A viagem de barco foi bem tranquila. Pude tirar várias fotos durante o trajeto até chegar a Ilha. Lá é tudo muito simples, em geral o pessoal anda de bicicleta ou aluga um moto-táxi para passear pelos lugares legais. Visitei algumas fazendas de criadores de búfalos, comi requeijão de búfala, tomei bastante açaí nativo, que é bem forte e saboroso. Também visitei as praias e tomei a sopa de “turu”, que é um molusco que nasce nas arvores do mangue. Dizem que essa sopa de “turu” é revitalizante e afrodisíaca.

Sempre gostei muito de viajar, especial para conhecer lugares naturais, fazenda, animais, rios, praias, gente simples .... mas não tinha ideia que iria amar tanto conhecer o estado do Pará!!!

Fiquei feliz demais com essa viagem e posso dizer que foi uma das melhores que já realizei em toda minha vida!!!

Eu recomendo para você, querido amigo, e para todo mundo que queria conhecer um pouco desse Brasil maravilhoso que nós temos!!!

Abraços,

Belo Horizonte – MG, 09 de fevereiro de 2014.

Katrícia Santos Soares

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Fevereiro de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 09/02/2014
Reeditado em 09/02/2014
Código do texto: T4684329
Classificação de conteúdo: seguro