Cartas da Amazônia 9

Querida,

Nessa última semana eu passei uma situação horrível!!!

Aparentemente estava tudo tranquilo, e de repente antes do horário do almoço nosso escritório foi invadido por um grupo de índios, e nós ficamos reféns deles até o final da tarde.

Aqui o serviço é sempre tenso, e os conflitos com índios sempre acontecem, mas a gente nunca espera passar por uma situação dessas.

Eles chegaram gritando, assustando todo mundo. Estavam pintados com as cores da guerra e portavam arcos e flechas, lanças, fações e porretes. As mulheres que trabalham conosco entraram em pânico e começaram a gritar. Uma delas que estava grávida começou a passar mal. Foi realmente horrível essa situação.

À medida que o tempo passa, e com o avanço da obra, os embates estão cada vez mais intensos e assustadores.

Depois dessa experiência extremamente desagradável, eu estou avaliando até que ponto vale a pena encarar esse emprego. O salário é realmente muito bom, mas a tensão e o stress que passamos no dia a dia são pesados demais!!! Não sei se vou suportar muito tempo isso ...

Sei que o índio tem direito de protestar contra a construção dessa Usina Hidrelétrica, pois ela afeta o território deles. Entretanto, nós estamos aqui para executar esse projeto, porque o país precisa de mais energia, e o potencial hídrico dos rios da Região Norte pode contribuir para o progresso desses povos e de milhões de outros brasileiros.

É difícil demais estar distante de você, de nossos filhos, familiares, amigos ... da nossa terra natal, enfim. A saudade pesa muito, especialmente nessas horas de sufoco que passo aqui.

Espero que isso não aconteça mais, e oro a Deus todos os dias para chegar rápido o tempo em que retornarei para nossa casa.

Estou sentindo muito a sua falta.

Um beijo cheio de saudades ...

Altamira – PA, 10 de fevereiro de 2014.

Duarte Farias

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Fevereiro de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 11/02/2014
Código do texto: T4687255
Classificação de conteúdo: seguro