fica mais um pouco

“...a solidão é um estado de espírito e não um estado físico... nunca estamos sós: temo-nos a nós mesmos como companhia... nada mais fácil do que falarmos com o nosso próprio eu... experimenta apenas um pouco… verás o resultado... depois, o mundo não está no exterior… o mundo somos nós mesmos… nós criámos o universo que quisermos... estar só pode ser o meu universo preferido desde que essa seja a minha escolha... sair dele... como acto final... deixando-nos cair no chão do silêncio... não é opção... de que te vai servir se nunca saberás o porquê?... É preciso escolher a vida para a passarmos fazendo-lhe perguntas e esperar pelas respostas… não querendo esperar pelas respostas, então, vamos à procura delas... as respostas estão em nós mesmos... achas que sabes o que é a solidão?... Achas?... Estás convencido que estás só?... Pensas que sabes tudo já sobre a solidão?... Estás muito enganado!... Estive, estou e estarei sempre só mas apenas quando quero… e até sabe bem... mas, quando não quero, escolho não estar só... e parto... parto à procura de respostas... acredita que há sempre uma resposta... há sempre uma porta... há sempre uma janela... há sempre um sítio dentro de nós para abrir e sair para fora da solidão que criámos!... Nasce!... Sai do útero onde ainda te encontras... faz o parto de ti mesmo e ao saíres da vagina da vida que te contém na solidão, grita, esperneia, vive, abre os olhos e sente a vida a pulsar dentro de ti e dentro dos outros... nascer é bom... viver é melhor... Morrer?... Um dia morreremos todos porque essa é a resposta final, a última, a derradeira... porquê a apressar?... Deixa-a para último lugar… agora... é aqui... aqui é que deves estar... Fica!...”

Joaquim Nogueira