Poesias proféticas e evangelizadoras

Prezada Irmã Geralda

Li suas poesias num só fôlego. Confesso-lhe que fiquei encantado com sua criatividade e fidelidade aos textos bíblicos. Aliás, sua poesia já é em si mesma recheada de simplicidade, dotada de uma linguagem forte, poderosa e sincera: essas características já bastam para tocar o leitor, sensibilizando-o a lançar um olhar para si mesmo, refletindo sobre sua vida e a dos que o cercam para sentir a beleza e a importância dos textos bíblicos, principalmente dos que se referem aos Evangelhos.

Todos seus poemas são belos! Significativos para nossa vida e nos remetem à conversão. Significante e significado dão sustentabilidade aos seus textos, visto que o leitor consegue facilmente visualizar as imagens e obter instantaneamente os significados das mesmas, por mais leigos que os mesmos sejam em relação aos conhecimentos bíblicos.

Em particular, gostei muito do poema “Quem te viu, Quem te vê”. O mesmo representa bem sua criatividade e inspiração divina como poetisa/profetisa. As palavras deste poema vão se unindo umas às outras, e de repente a mensagem está pronta: no instante certo, no momento certo, na hora certa, e eis que acontece a conversão, já que “Jesus moldou o teu coração / E moldou todo o teu ser.” Perfeito. Diria até que esse poema já está pronto para ser musicado.

“Um grito na calada da noite” é outro impressionante. É um grito profético. Essa visão profética está presente em seus poemas, o que os torna especiais e capazes de socorrer o mundo doente, caótico e insano no qual vivemos. Um mundo idolatrado por deuses capitalistas, burgueses; mundo esse onde pelo vil metal se mata, se corrompe, se poluem os rios, os mares e a própria mente humana... Que mais esperar de pessoas que destroem um planeta tão belo criado pelas Mãos de Deus? Sua poesia vai de encontro a isso, ela suaviza, traz alento, suaviza e expõe mensagens de libertação, numa visão profética que representa o próprio clamor de Deus: “Há o grito de Deus / Que chama todos para a salvação / Ele quer dar o seu amor / Ele quer dar o seu perdão.”.

Quanto à estrutura dos seus poemas, posso lhe afirmar que os mesmos estão prontos para publicação. Não se preocupe com rima ou algo a mais, a licença poética lhe garante compor os poemas com toda liberdade de expressão, no próprio seu estilo pessoal, pois o que importa mesmo é que a mensagem contida no fundo do seu coração será entendida pelo leitor. Isso é o que importa. Garanto que todos que lerem seus textos poéticos ficarão encantados, assim como fiquei. Aliás, são pouquíssimas pessoas que consegue escrever textos religioso-cristãos com tanta maestria e versatilidade. Sou católico e nesse contexto apenas Padre Zezinho escreve poemas assim de rara beleza na minha Igreja, e das pessoas protestantes que eu conheço, apenas a senhora tem esse dom inigualável de escrever tão bem as mensagens, com sentido profético e evangelizador.

Gostei de todos os poemas, mas alguns me chamaram por demais atenção, além dos que já citei: “Só Cristo é a Solução” (“Todo o meu ser se transformou / Porque só Cristo é a solução”); “O Cordeiro Imolado” (“Ele tomou sobre si todas / as nossas enfermidades / Foi ferido pelos nossos pecados / O castigo que nos trouxe a paz”). Outros que percebi já estarem prontos para serem musicados: “Eu sou” (“Sou teu Deus / Sou teu amigo / Servo meu, não temas / Que estarei sempre contigo.”); “Nasci pra te Adorar” (Sou grata a Ti / O teu nome exaltarei / Louvarei a ti Jesus / Porque eu nasci pra te adorar / O teu nome bendirei.”); “Eu nasci pra te Adorar” (“Eu nasci pra te adorar / Ó oleiro da minha alma”); “Dia ‘D”, que na primeira estrofe lê-se:

Eis que vem o grande dia,

Em que as lutas vão findar

Vai ser grande a alegria

Para quem salvo estará

Para nos dá a vitória

O Filho do Homem voltará

Com poder e grande glória.

Concluindo esta análise quero destacar dois poemas que também me chamaram a atenção: “Como Deus agiu na minha vida” e “Deixa Deus trabalhar”. O primeiro é emocionante, uma narrativa poética sobre o testemunho de um milagre operado por Deus em sua vida (“Isto aconteceu comigo / Há dezenove anos a trás / Quase chegou a minha vez / De partir para outra vida”). Belíssimo texto intertextualizado com a passagem da mulher do fluxo de sangue do Evangelho. Alguns fragmentos do texto que merecem uma atenção especial: “(...) Na sala de cirurgia / Ganhei a filha Ana foi de uma cesariana (...) / Por causa de uma hemorragia / Que me fui acometida / Meu Deus! Meu Deus! Meu Deus! / E Deus de mim, não teve acepção / E me estendeu a sua mão / De repente naquele momento / Houve uma grande calmaria / Com o seu divino poder / Da morte Ele me livrou.”.

O segundo poema é uma linda canção, a qual descrevo na integra para a reflexão do caro leitor:

DEIXA DEUS TRABALHAR

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Na tua vida meu irmão

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Na tua vida

Deus não precisa de ajuda

Pra fazer o seu querer

Com o seu modo de agir

Ele quer te ajudar

Por isso eu digo meu irmão

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Na tua vida meu irmão

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Na tua vida

Ele é Onipotente

Ele tem todo poder

Ele é Onisciente

Tudo sabe, tudo vê

Ele é Onipresente

Está em todo lugar

Por isso eu digo pra você

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Na tua vida meu irmão

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Na tua vida

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Na tua vida meu irmão

E ver que tudo vai mudar

Na tua vida

Por isso eu digo meu irmão

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Na tua vida meu irmão

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Deixa Deus trabalhar

Na tua vida

No mais fica meu abraço para a senhora. Muito obrigado por me ter confiado a leitura de seus poemas. Ficarei aguardando a publicação de seu livro. Também quero um dia escutar suas composições. Em Guarabira já se destacam alguns cantores evangélicos, a exemplo de Fábio Lobo (o qual valoriza muito as composições da terra), portanto seria legal a senhora manter um contato com ele. Continue escrevendo, compondo letras tão belas e tão proféticas capazes de evangelizar tanta gente. Meu abraço fraterno. Minha cordial admiração.

André Filho Guarabira
Enviado por André Filho Guarabira em 01/05/2007
Reeditado em 12/10/2023
Código do texto: T470811
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.